Economia

Fortaleza se destaca na retomada do turismo no Brasil, aponta pesquisa

Segundo pesquisa feita pela Braztoa, a capital cearense só ficou atrás de Salvador entre os destinos mais buscados pelos brasileiros no primeiro trimestre deste ano. Neste período, oito em cada dez pessoas resolveram fazer viagens domésticas

Fortaleza vem ganhando cada vez mais destaque nos rankings nacionais de turismo (Foto: Edimar Soares)

Crisley Cavalcante
economia@ootimista.com.br

A retomada das atividades econômicas é uma realidade cada vez mais evidente, potencializada pelo arrefecimento da pandemia de covid-19 aliada à não obrigatoriedade do uso de máscaras. Nesse contexto, Fortaleza tem se destacado no segmento do turismo como o segundo destino mais procurado por turistas brasileiros, ficando atrás apenas da Salvador.

Maceió e Natal seguem em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Os dados são da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e são reforçados pelo desempenho das operadoras e agências, que se mantiveram em ritmo de recuperação no primeiro trimestre do ano. Cerca de 85% faturaram mais ou alcançaram no mínimo a margem de 76% observada em igual período de 2021.

Além disso, 86% das vendas realizadas por operadoras e agências de viagens tiveram como destino o Brasil. Ou seja,  oito em cada dez pessoas decidiram viajar no primeiro trimestre deste ano optaram pelo País.

“Estes resultados apontam para a força do nosso turismo interno e o potencial que ainda temos de crescimento. De fato, tivemos um verão incrível, de retomada das viagens, das atividades turísticas, e os resultados para os próximos meses tendem a ser ainda melhores, com a consolidação da recuperação do setor de forma segura e responsável”, diz o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Ainda segundo os dados, desenvolvidos em parceria com a Sprint Dados, 71% dos embarques nacionais realizados nos primeiros três meses do ano foram de novas vendas, ou seja, de serviços adquiridos neste mesmo período para viagens imediatas.

Trabalho

Para o secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, a colocação da cidade de Fortaleza é resultado de um trabalho intenso.

“Estamos muito felizes em figurar em uma colocação de destaque. Tudo isso é fruto de um trabalho em cooperação com várias instituições para fortalecer a Capital e o Estado como um destino atraente. Estamos em excelente posição geográfica e temos equipamentos capazes de receber turistas de todo o mundo. Agora, com a retomada dos voos, acreditamos que podemos evoluir ainda mais”, afirma.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, também comemora o resultado. “Estamos celebrando esses dados de forma muito feliz. Isso se deve a um trabalho que vem sendo feito há muitos anos, com atuação muito forte dentro da cidade, buscando o conceito de fazer uma cidade principalmente para o morador de Fortaleza, algo que também beneficia os turistas. O exemplo é a Nova Beira-Mar, o maior cartão postal da cidade, inaugurada recentemente”, destaca.

Viagens internacionais

Em relação às viagens internacionais, 85,2% das operadoras e agências de viagem informaram que a procura cresceu muito ou muitíssimo, sendo a abertura de fronteiras e a queda gradativa do dólar os principais responsáveis por esse avanço. Europa (59%), Estados Unidos (40%) e Argentina (25%) lideram o ranking dos destinos.

“A demanda reprimida por viagens segue se concretizando, ganhando força entre os brasileiros que amam viajar e que estão se organizando para que o desejado roteiro dos sonhos se torne realidade”, reforça o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS