Economia

Fetrans abre inscrições para o PMQA, principal prêmio do setor de transporte rodoviário

Nesta edição, a 19ª, será permitida a participação de empresas de outros modais, como aéreo, ferroviário e hidroviário

Chiquinho Feitosa, presidente da Fetrans (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Até o fim deste mês, a Federação dos Transportes (Fetrans) vai receber no seu site as inscrições de empresas que vão concorrer à 19ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA). Dentre as novidades apresentadas para a 19ª edição do prêmio, a principal é a possibilidade de participação de outros modais do transporte de passageiros (rodoviário, aéreo, ferroviário, metroviário, dutoviário e hidroviário). É a primeira vez que uma premiação do setor de transportes contempla todos eles.

A mudança ocorre para maior alinhamento do PQMA com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 2002 pela federação dirigida por Chiquinho Feitosa, o PQMA já reconheceu 282 projetos de empresas do setor por ações de redução de emissão de gases tóxicos na atmosfera e certificou 321 empresas com o “Selo 100%”, que reconhece aquelas que possuem toda a frota aprovada nos testes de opacidade e sem multas ambientais.

“A Fetrans é responsável, principalmente, por reforçar ações que prezem pela manutenção dos sistemas de transporte coletivo. Mesmo em meio aos desafios trazidos pela Covid-19, continuamos nos esforçando pelo aprimoramento do transporte de passageiros, garantindo, junto aos sindicatos e às empresas, a oferta desse serviço à população”, diz o presidente da Fetrans, Chiquinho Feitosa.

Apoio para inovação
O Banco do Nordeste promove hoje, às 15h, o evento virtual gratuito “Elaboração de projetos para Inovação”, pela plataforma Teams. Participam as professoras Luciana Elizabeth da Mota Távora, doutora em Economia e pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Sara Gonçalves Antunes de Souza, doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia e professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); e Alzir Mahl, doutor em Difusão do Conhecimento e coordenador da Diretoria de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb).

Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza (Foto: Tapis Rouge)

Rota do Sol Nordeste será lançada hoje
O lançamento do projeto “Rota do Sol Nordeste – Turismo Integrado Fortaleza/Natal”, em que as duas cidades trabalham o turismo integrado entre as duas capitais, ocorre hoje em Fortaleza. O secretário de Turismo da cidade, Alexandre Pereira, ressalta que as duas capitais que integram a Rota do Sol Nordeste poderão se promover unidas em eventos do setor, sobretudo na Europa, onde podem otimizar despesas. “Vamos fazer uma rota Fortaleza-São Luís, incluindo Jericoacoara-CE e Lençóis Maranhenses-MA. Com o tempo, o Nordeste todo estará unido, através de roteiros alternativos”, observa. A rota vai focar no turismo de experiência, promovendo principalmente gastronomia, esportes náuticos e cultura.

De ônibus
Para o lançamento do projeto (na capital potiguar, o lançamento foi no último dia 15), uma comitiva de 14 pessoas de Natal, entre secretários, técnicos e representantes de entidades de classe, segue para a capital cearense em ônibus fretado, já que as ligações aéreas entre Natal e Fortaleza ainda não foram restabelecidas em razão da pandemia de covid-19.

Em Natal
O secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, diz que a união com Fortaleza quando é preciso “fazer mais com menos”. “A integração de destinos turísticos é fundamental. Em breve vamos consolidar também o projeto que nos une a João Pessoa, Recife e Maceió. Ganha o Nordeste, ganham as capitais e ganha sobretudo o turista, com uma ampla oferta de roteiros”.

Samuel Sicchierolli, CEO da VCI (Foto: Tapis Rouge)

VCI e Unifor vão promover ações de sustentabilidade
A VCI SA e a Universidade de Fortaleza (Unifor) estão trabalhando em uma parceria para ajudar a fortalecer a economia de comunidades situadas no entorno do Hard Rock Hotel Fortaleza, na praia da Lagoinha. A ideia é explorar potencialidades locais para fortalecer a economia a partir de análises desenvolvidas por universitários. O desafio proposto aos alunos buscou instigá-los a pensar em projetos com aplicações reais e que melhoram a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS