Economia

ESG em pauta

Coluna Maiso Dias
maisodias@ootimista.com.br

O ESG é o foco dos mercados e, em junho, mobilizou especialistas em duas importantes arenas internacionais de debates: o Banco de Compensações Internacional (BIS) e o Fórum Econômico Mundial (WEF). Em pauta estavam o engajamento de bancos centrais, governos e instituições financeiras aos princípios ambientais, sociais
e de governança.

Tecnologia sustentável

A Unilever escolheu o Brasil para lançar um frasco feito de papel para detergente lava-roupas. Um protótipo dessa embalagem sustentável foi desenvolvido para a marca líder de lavanderia, OMO, e está programado para estrear no Brasil no início de 2022.

Capitalismo consciente

A Havaianas adequou seu portfólio às necessidades do público diverso, com produtos sem gênero e de diversos tamanhos. Além disso, criou uma linha cuja parte do lucro é destinada a uma Organização da Sociedade Civil. A marca foi destaque no evento “Os Melhores do ESG”, da Exame.

Consumo sustentável

Dados mapeados pelo Instituto Akatu, na “Pesquisa sobre vida saudável e sustentável”, realizada em parceria com a consultoria GlobeScan apontam que saltou de 69% para 81% a parcela de brasileiros que assumem ser necessário consumir produtos levam em consideração a preservação do meio ambiente.

Metas zero carbono

Klabin e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU lançam o projeto ImPacto NetZero, que convida as empresas a avaliarem a adoção de metas de redução das emissões atmosféricas. O projeto fomenta a adesão à Science Based Targets (SBTi), que proponhe uma economia carbono zero baseada na definição de metas ambiciosas.

Migrantes e refugiados

Agências da ONU promovem acesso de mulheres refugiadas ao mercado de trabalho. Com 70% de empregabilidade, projeto Empoderando Refugiadas deve formar 80 mulheres no ano de 2021. A primeira turma iniciou as atividades em Boa Vista (RR), com apoio da AVSI Brasil e metodologia do Senac Roraima.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS