Senai, ligado ao Sistema Fiec, está produzindo os elmos em parceria com outras instituições, como Unifor, UFC, Funcap e Escola de Saúde Pública
O protótipo final de elmo (uma espécie de capacete transparente para conter o ar direcionado para o paciente) para respiração desenvolvido no Ceará para tratamento da covid-19, capaz de reduzir em até 60% a necessidade de respiradores artificiais, já foi concluído e pode começar a ser utilizado pela rede pública de saúde em aproximadamente uma semana. Nos próximos dias, serão feitos testes de usabilidade e posteriormente, passará para os testes clínicos, já nas unidades de saúde. A primeira a receber será o Hospital Leonardo da Vinci. O aparelho é um exemplo de parceria bem sucedida enter academia, iniciativa privada e setor público: Fiec, por meio do Senai; UFC, Unifor, Secretaria da Saúde e Funcap.
Para o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, as avaliações positivas são animadoras: “Estamos confiantes que haverá uma produção em larga escala após a finalização das avaliações de saúde do comitê de ética da Escola de Saúde Pública, para que possamos ajudar ainda mais no combate à pandemia. A inteligência e a capacidade técnica dos que fazem o Senai e dos parceiros foram imprescindíveis na busca por este equipamento que pode vir a salvar muitas vidas.”
O aparelho desenvolvido aqui e produzido pelo Senai é uma melhoria dos modelos existentes no mercado e tem um preço de custo de R$ 300,00, em média. Já os aparelhos de ventilação mecânica, cuja utilização é evitada pelo elmo, custam em torno de R$ 70 mil.
Expertise local
O diretor regional do Senai, Paulo André Holanda, explica que o elmo apresentando, que aguarda apenas aprovação do Conselho de Ética da Escola de Saúde Pública, recebeu “muito upgrades, como monitores de pressão, sensores e zíper”. Este capacete fornece oxigênio puro, capta o CO2 expelido pela respiração do paciente e desinfeta o ar antes de liberá-lo. É fruto de “um trabalho exaustivo feito nos últimos 35 dias”, comenta. Outra vantagem apontada por Holanda é a reutilização por outros pacientes depois de sanitizado.
Virtualização também no interior
O isolamento social provocado pela covid-19 deve acelerar o processo de virtualização da justiça nas varas e fóruns do interior. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está ampliando a rede de fibra ótica, aproveitando a estrutura do Cinturão Digital. Ao todo, serão 34 links na Capital, 16 na Região Metropolitana e 186 no Interior, informa o presidente da corte, desembargador Washinton Araújo. “Além de garantir maior celeridade ao andamento dos processos, a rede de fibra ótica também irá impactar positivamente nas ações de videoconferência, facilitando o trabalho de magistrados e servidores e beneficiando a população, que terá suas demandas atendidas com mais rapidez”, afirma.
Flores garantidas
O segmento de floricultura no Ceará está apostando no delivery para alavancar vendas para o Dia das Mães, garantindo o abastecimento das floriculturas, Mercado das Flores e supermercados. O presidente da Câmara Temática das Flores, Gilson Gondim, garante que os processos de produção e embalagem obedecem critérios de segurança propagação do coronavírus.
Máscaras no ar
A GOL foi a primeira das companhias aéreas a orientar o uso de máscaras por todos os passageiros. “Nossos levantamentos mostram que mais de 90% das pessoas que embarcam já usam máscaras. O índice evidencia o preceito ético que sempre nos orientou: quando se trata de segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL.
Informações diárias sobre pacientes para familiares
O Projeto de Indicação n° 156/2020, que prevê prestação de informação diária de informações de pessoas internadas com covid-19 para familiares autorizados por hospitais da rede municipal, foi aprovado na quarta-feira, 6. O autor do projeto é o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT). “As pessoas que têm parentes nessa situação estão aflitas, em busca de informações. Nessa hora, é fundamental que os familiares tenham informações sobre o estado de saúde desses pacientes para evitar essa ansiedade por notícias em uma hora de muita preocupação”, afirma.
Articuladora no Ceará da metodologia concebida na década de 1970 em Minas Gerais, a defensora pública Aline Miranda conversou com...
Giuliano Villa Nova economia@ootimista.com.br Apesar da degradação ambiental, o Brasil ainda possui áreas naturais que cumprem dupla função: contribuir para a manutenção...
Deixe uma resposta