Economia

“É preciso sair da crise vivo e viável”, afirma presidente da Unimed Fortaleza

Iniciativas como reserva de leitos em outros hospitais, posto de coleta exclusivo, home office e hospital de campanha foram adotadas para evitar contaminação por covid-19

Após dois anos seguidos com os melhores resultados “do ponto de vista econômico e financeiro em 42 anos de existência”, segundo o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, a cooperativa prepara-se para continuar a expandir o atendimento aos clientes. De acordo com o médico, os R$ 150 milhões que estão sendo investidos em novos hospitais, clínicas e laboratórios serão mantidos e as unidades em andamento, como a da Aldeota (avenida Barão de Studart), o Hospital Materno-Infantil (Luciano Cavalcante) e nos shoppings Gran Messejana e RioMar Kennedy e Fortaleza, serão inauguradas ainda este ano. “Eu tenho dito que a gente tem que sair dessa crise vivo e viável, e a estrutura financeira que a Unimed conseguiu nos últimos anos permite isso”, afirma.

Para ele, a Unimed precisará ampliar as estruturas para estar preparada em caso de novas situações surpresa, como esta pandemia. Elias afirma ainda que foram adotadas uma série de medidas para enfrentar a pandemia de covid-19, como o “compartilhamento de redes e estruturas que a gente pode trabalhar em conjunto”, direcionando pacientes para os hospitais Gênesis (obstetrícia), São Camilo (pediatria), Clínica Pronutrir (oncologia clínica) e São Raimundo; 700 colaboradores trabalhando em home office; hospital de campanha com 44 leitos e posto de coleta na Av. 13 de Maio exclusivo para pessoas com suspeita de covid-19.

Sem flexibilização
Municípios que decretem flexibilização das normas de isolamento social podem responder representações interventivas junto ao Tribunal de Justiça, de acordo com recomendação emitida pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGE) ontem (23). “A adoção de qualquer medida administrativa ou legislativa pelos Municípios que se afaste das diretrizes estabelecidas pela União e pelo Estado do Ceará configura violação ao pacto federativo, colocando em risco os direitos fundamentais à saúde e à vida”, ressalta o texto assinado pelo procurador-geral, Manuel Pinheiro.

Iguatemi abraça doação de sangue
A partir de segunda-feira, 27, o estacionamento do Iguatemi Fortaleza vai receber uma unidade móvel de doação de sangue do Hemoce. O atendimento será feito entre 10h e 20h, com agendamento pelos números 3101.2305 e 3101.2296 (WhatsApp), para seguir as recomendações de segurança e evitar contaminação por covid-19. “Esta parceria só reforça nosso cuidado e nossa atenção com as pessoas. Esperamos que mais pessoas se sensibilizem com a causa e se candidatem a serem doadoras, reforçando ainda mais essa corrente do bem”, afirma o superintendente do Iguatemi, Wellington Oliveira. O posto de doação móvel ficará no shopping (próximo ao Extra) até o próximo dia 30 e deve coletar cerca de 50 bolsas por dia.

Facilidade
A emissão de licenças ambientais para empresas com baixo potencial poluidor foi facilitada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Com a inclusão de seis tipos de licença, 33 atividades econômicas passam a poder emitir a licença ambiental por adesão e compromisso (LAC) pela internet. A liberação não dispensa fiscalização pela Semace.

37 toneladas
Nos três últimos dias, o Beach Park distribuiu 27 toneladas de alimentos para famílias que vivem do turismo e foram afetadas pela paralisação das atividades. Com isso, a quantidade de alimentos doadas chega a 37 toneladas. O objetivo do Beach Park é chegar a 50 toneladas doadas em Fortaleza e Aquiraz, sendo 30 adquiridas com recursos próprios.

20º Sana é adiado para dezembro, mas promete surpresas
Responsável por alguns dos maiores públicos em eventos privados no Centro de Eventos (média de 50 mil pessoas), o festival de cultura pop e geek Sana adiou a sua vigésima edição, que ocorreria em julho, para os dias 18, 19 e 20 de dezembro. O economista Igor Lucena, um dos fundadores do Sana, explica que o adiamento se deve à pandemia e que adianta que o festival fará uma surpresa virtual em julho, na época em que seriam comemorados os 20 anos do Sana.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS