Economia

Cultura da integridade é essencial para as corporações, afirma Marcelo Zenkner

“A empresa não pode ficar preocupada só com o ambiente intramuros, tem que cuidar sim do ambiente no qual está inserida”, afirma diretor de compliance da Petrobras

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A adoção de políticas que implementem a cultura de integridade nas organizações influenciam não apenas na melhoria imagem e da eficiência das corporações, mas também na sua lucratividade, garantiu o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner. Ex-promotor de Justiça, Zenkner implementou na Petrobras uma série de procedimentos após o escândalo de corrupção revelado pela Operação Lava Jato. Durante palestra de encerramento do IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste, ontem (29), defendeu que é preciso ir além da adoção de compliance e instituir uma cultura de integridade empresarial. “A empresa não pode ficar preocupada só com o ambiente intramuros, tem que cuidar sim do ambiente no qual está inserida. Não pode ser uma ilha, tem que buscar comprometimento em relação às políticas sociais que não são exclusivamente de responsabilidade das autoridades públicas”, ressaltou, reforçando o engajamento das empresas no combate à pandemia de covid-19. “Fazer o certo sempre vale a pena. Fazer o certo é muito diferente do que simplesmente evitar o errado. E se nós estamos buscando fazer aquilo que é certo, faremos na conduta íntegra, mesmo que ninguém esteja nos observando. Assim, coibiremos as práticas ilícitas”, resumiu.

Logística sustentável
Marca pertencente à britânica Diageo, a Ypióca vai zerar a emissão de poluentes na operação de logística industrial. Dentro da fábrica, localizada em Fortaleza, as empilhadeiras passarão a ser movidas por baterias de íon-lítio. Esses
equipamentos, fornecidos pelo Grupo Moura, além de eliminar a necessidade de motores a combustão e cortar a emissão de CO² e outros gases poluentes, não contém ácidos e têm vida útil de até 10 anos, mais ou menos o dobro da média da categoria.

Porsche Center será aberta em março
Apesar da pandemia de covid-19 ter atrapalhado um pouco o cronograma, a Porsche Center Fortaleza está garantida e deve começar a funcionar no primeiro trimestre de 2021. Luís Teixeira, presidente do Grupo Newland, que representará a icônica marca alemã no Ceará, afirma que estão sendo finalizados os detalhes para “começar a obra até dezembro e concluir em março”. A revenda vai ocupar uma área de 2,7 mil m² no estacionamento externo do Iguatemi Fortaleza e seguirá o novo padrão mundial da marca, com execução feita pela RM Engenharia. Antes da nova loja, o grupo prepara ainda as ações para a chegada da nova Toyota Hilux SW4, programada para novembro.

Impacto positivo
Para a head de logística da Diageo na região chamada pela empresa como PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil), Natasha Pinheiro, “o impacto ambiental positivo é a principal motivação da nossa escolha, pois economicamente é um investimento alto”. “Além disso, valorizamos a economia nacional com a escolha de um fornecedor brasileiro”, ressalta.

Menu renovado
Representante da culinária japonesa no Grupo Geppos, o Misaki acrescentou um cardápio exclusivo, com 20 novas
opções entre entradas, pratos e sushis. Os pratos contemporâneos são assinados pela chef Louise Benevides e os
sushis e sashimis, pelo sushiman Edson Nakada e pelo maitre da casa, Luciano Félix.

França e Ceará celebram convênio para pesquisas
Convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assinado pelo governador Camilo Santana (PT) ontem vai direcionar 950 mil euros (cerca de R$ 62 mi) para pesquisas sobre o desenvolvimento de uma economia de baixa emissão de carbono no Ceará. Por meio da Funceme e da Secretaria dos Recursos Hídricos, serão feitos estudos sobre a gestão sustentável da água, em parceria com instituições de pesquisa da França e universidades brasileiras.

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