Economia

Cooperação técnica entre o Observatório da Indústria da Fiec e a Sepec inicia hoje

A Iniciativa visa “apoiar o Governo Federal no mapeamento e na identificação de áreas críticas para o ambiente de negócios”

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Começa hoje o trabalho de fornecimento e análise dos dados compilados pelo Observatório da Indústria, da Fiec, para a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec). Essa colaboração vai permitir que a Sepec, utilizando a plataforma do Observatório, mapeie e proponha soluções para diminuir o famigerado “Custo Brasil”, que corrói a produtividade e dificulta a inserção de empresas brasileiras no mercado externo. O presidente e o diretor de Inovação e Tecnologia da federação, respectitvamente Ricardo Cavalcante e Sampaio Filho, e o secretário especial da Sepec, Carlos da Costa, assinaram ontem, em Brasília, Termo de Cooperação Técnica “para apoiar o Governo Federal no mapeamento e na identificação das áreas críticas para o ambiente de negócios e competitividade”, explica Cavalcante. “Outras federações do Brasil e o Movimento Brasil Competitivo estarão juntos também”, completa.

Três técnicos da Sepec, responsável por coordenar o trabalho, já estão em Fortaleza para analisar os dados do Observatório, afirma o presidente da Fiec. No entanto, ainda não há previsão de conclusão. “Vamos tentar fazer com que seja concluído o mais rápido possível”, garante.

Custo Brasil: R$ 1,5 trilhão
Ricardo Cavalcante defende ser preciso “entender e diminuir o Custo Brasil, que chega a R$ 1,5 trilhão, é um entrave para a economia do país”. O presidente da Fiec se disse “muito honrado” com o convênio. “Juntar as federações e entidades produtivas para, em comum acordo, discutir o Custo Brasil, com certeza será um trabalho muito bom. Se conseguirmos diminuir isso, será importante para toda a sociedade, mais ainda desenvolvendo a várias mãos” conclui.

Certificação
Secretário do Desenvolvimento e do Trabalho do Ceará, Maia Júnior entrega hoje, junto à presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Vilma Freire, o primeiro Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A pioneira é a indústria de laticínios DUFROTA Agropecuária Indústria e Comércio Ltda. A certificação é voltada para empresas que produzam itens de origem animal e necessária para autorizar a comercialização dos produtos para outros estados. Desde o começo do ano, os serviços de inspeção da Sedet e da Adagri tiveram suas equivalências ao do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconhecidos pelo próprio ministério.

20 anos
A agência de comunicação DivulgaAção, especializada em Relações Públicas, assessoria de imprensa e mídias digitais, está completando 20 anos no mercado. Tendo à frente a jornalista Ana Peyroton, a DivulgaAção atende grandes empresas, como as do Grupo Pão de Açúcar (GPA), além de eventos esportivos e culturais, como os da Caixa Cultural.

Mulheres na liderança
O Brasil está na 8ª posição em número de mulheres ocupando cargos de liderança sênior, com 34% dos cargos, segundo o levantamento da International Business Report, da consultoria Grant Thornton. Foram realizadas pesquisas com 4.812 empresas em 32 países.

BS Design com agenda cheia
A realização de eventos com limite de até 100 pessoas, liberada nesta semana, já pode ser percebida no complexo BS Design: até o próximo dia 29, serão realizados 11 eventos. Ao todo, serão 10 dias de ocupação com encontros de diferentes portes, realizados nos auditórios e demais espaços para eventos corporativos. Além desses, o BS Design está apoiando o “Laços – do propósito ao impacto”, que será realizado de 21 a 23 de setembro, em plataforma virtual.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS