Economia

Conta de luz fica 8,95% mais cara no Ceará

Para clientes residenciais, o reajuste ficou em 7,55%. Para consumidores de baixa tensão, o aumento foi de 8,54%%, e de 10,21%% para consumidores de alta tensão

Os novos valores já começam a vigorar nesta quinta-feira (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta quinta-feira, 22, o reajuste médio de 8,95% na conta de luz dos cearenses em 2021. Para consumidores residenciais, o reajuste ficou em 7,55%. Para consumidores de baixa tensão (pequenos comércios), o aumento foi de 8,54%%, e de 10,21%% para consumidores de alta tensão (indústrias e grandes comércios).

No início da coletiva, nesta manhã, o diretor-geral da agência, André Pepitone, adiantou que todos os aumentos seriam de um dígito, em razão da crise econômica causada pela covid-19, que tem pressionado o bolso do consumidor. A expectativa era que o aumento chegasse a dois dígitos, gerando preocupação a consumidores residenciais e ao setor produtivo cearense.

Os novos valores, que já começam a vigorar nesta quinta, 22 de abril, data do reajuste anual da Enel Distribuição Ceará, foram divulgados durante reunião pública da diretoria da Aneel, transmitida pela internet. A decisão da agência seria tomada na terça-feira, 20, mas foi adiada porque os cálculos não ficaram prontos.

No ano passado, o aumento médio foi de 3,94%, sendo 3,06% para o consumidor residencial. Na alta tensão, o reajuste ficou em 3,78% e na baixa tensão, 4%. Por conta da pandemia de covid-19, em 2020, os novos valores só começaram a valer a partir de julho.

Além do Ceará, a Aneel também definiu os reajustes da CPFL Paulista (SP), Coelba (BA), Energisa Sergipe, Cosern (RN), Energisa MT e Energisa MS.

Veja quanto será o aumento na conta de luz do Ceará

Reajuste médio: 8,95%

Consumidores residenciais: 7,55%

Consumidores baixa tensão: 8,54%

Consumidores alta tensão: 10,21%

Seja o primeiro a saber. Siga nossas redes sociais:

Instagramhttps://instagram.com/ootimista?igshid=18bwnrfep8gg6
Facebookhttps://m.facebook.com/Ootimista/
WhatsApp: 085 9 8155.2022

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS