Economia

Complexos industriais do Pecém e Sohar, em Omã, fecham parceria

Ambos têm em comum sociedade com o Porto de Roterdã. Hidrogênio Verde é um focos 

Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O Complexo do Pecém (CIPP/SA) assinou um Termo de Cooperação Comercial e Técnica com o Porto e Zona Franca de Sohar, em Omã, que têm em comum o Porto de Roterdão como sócio.

Com posição estratégica no Oriente Médio,entre Muscat e Dubai, Sohar é um dos portos que mais crescem no mundo, tendo acumulado investimentos superiores a US$ 26 bilhões. O acordo tem como objetivo ampliar o intercâmbio de experiências, melhores práticas e a prospecção de novos negócios internacionais.

Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém, defende que o relacionamento com o Porto de Roterdã, iniciado em 2018, abriu muitas oportunidades para o Ceará, incluindo a nova parceria com Sohar. Para ele, com esse acordo, a expectativa é de que o Porto do Pecém, que está localizado em posição estratégica entre os Estados Unidos e Europa, também crie uma conectividade importante entre Europa e Ásia, aproveitando assim todo o potencial do Oriente Médio.

Em resumo, o acordo entre Pecém e Sohar permitirá que os complexos avancem de forma colaborativa suas operações marítimas e logísticas globais, cumprindo uma série de objetivos compartilhados, incluindo a exploração de oportunidades de negócios conjuntas, inclusive, para Hidrogênio Verde (H2V) e outras energias renováveis.

Senai e Ceasa formalizam parceria
O Senai Ceará vai capacitar 3,8 mil profissionais ligados à Ceasa. Serão ofertados cursos de iniciação, aperfeiçoamento e de qualificação. “Estamos muito felizes em celebrar mais essa parceria. Em breve, estaremos juntos também na região de Tianguá. É um motivo de orgulho para nós qualificar trabalhadores para o Ceará”, afirmou o Diretor Paulo André Holanda, que representou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. As aulas serão ministradas dentro das instalações da CEASA e na unidade do SENAI de Juazeiro do Norte.

Sustentabilidade
A parceria foi formalizada na Ceasa Cariri, na segunda-feira, 21, em Barbalha, quando o governador Camilo Santana e a primeira-dama, Onélia Santana, inauguraram uma fábrica de beneficiamento de alimentos para o programa de segurança alimentar Mais Alimentação. “Com o SENAI serão ofertados 195 cursos que irão garantir a sustentabilidade do programa”, pontuou a primeira-dama.

Gigantes
A coleção “Terra de Gigantes”, uma colaboração entre o estilista mineiro Ricardo Fraga e o Senac, será transmitida ao vivo amanhã, 23, às 20h, no canal do Senac Ceará no YouTube. A “collab” nos Museus Orgânicos do Cariri cearense, projeto do Senac com a Fundação Casa Grande. A apresentação vai abrir a 51ª edição da São Paulo Fashion Week.

Beto Studart com gestores públicos e empresários (Foto: Divulgação)

Quixadá terá plano de desenvolvimento
Beto Studart recebeu na sede da BSPAR o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD), o deputado estadual Salmito Filho (PDT) e empresários do município. No encontro, Silveira apresentou a Beto Studart a intenção de realizar em sua gestão um plano de desenvolvimento que contemple o poder público, a iniciativa privada e a academia daquele município. De acordo com o prefeito, Quixadá possui hoje duas instituições de ensino superior (UFC e UniCatólica), contando com a aproximadamente 8 mil alunos, sendo 2 mil em cursos da área de tecnologia. Na quinta-feira, 24, o gestor de Quixadá terá encontro no Observatório da Indústria da FIEC, onde será recebido pelo presidente Ricardo Cavalcante.

 

Mariana Holanda, diretora da Estilo Feitiço (Foto: Tapis Rouge)

Feitiço aposta no digital e recupera 89% do faturamento
A virtualização das vendas, acelerada pela pandemia de covid-19, é apontada pela empresária Mariana Holanda como um fatores responsáveis pela recuperação do faturamento da sua Estilo Feitiço. Com estratégias voltadas tanto para o portal da marca, como desconto para primeira compra e frete grátis para a região metropolitana, quanto pelas vendas por WhatsApp, pelo número (85) 99183.9511, as vendas alcançaram em junho 89% da média dos últimos 12 meses.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS