Economia

Complexo Mais Infância será inaugurado em outubro, diz Onélia Santana

Dois equipamentos estão em fase de conclusão em Fortaleza; Barbalha também será contemplada

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Onélia Leite, Santana, primeira-dama do Ceará (Foto: Divulgação)

O programa Mais Infância Ceará, será ampliado e passará a ter complexos com atividades esportivas, culturais e de capacitação profissional para todas as famílias inseridas no programa. O diferencial destes complexos será ofertar programação para todas as faixas etárias, adiantou a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, em entrevista à TV Otimista.

Em outubro, serão duas unidades inauguradas em Fortaleza, nos bairros João XXIII e Cristo Redentor. A primeira-dama espera poder inaugurar ao menos um dos espaços no próximo dia 12, por ocasião do Dia das Crianças. Outro no Curió também está em obras e o Barbalha, que será o primeiro Complexo Mais Infância do Cariri, será inaugurado ainda este ano. Mas ela espera poder inaugurá-los antes do nascimento do seu terceiro filho, José, previsto para chegar em novembro.

Psicopedagoga e idealizadora do Mais Infância – que oferece uma série de ações multidisciplinares para crianças entre zero e seis anos – Onélia afirma que os equipamentos terão “atividades para toda a família, desde a robótica, para as crianças maiores, a capoeira, música, teatro, capacitações para as mães e atividades culturais para os avós, enfim, serão locais ricos para o desenvolvimento”.

Para ela, os complexos Mais Infância vão dar “oportunidade, o potencial que essas crianças têm é grande, é preciso investir nisso para que possamos cada vez mais ter jovens equilibrados emocionalmente, otimistas, que sejam bons pais ou boas mães e possam dar bons frutos para a nossa sociedade”.

Ceará é o 2º em inovação no Nordeste
O Ceará ocupa o 11º lugar no ranking geral no “Índice FIEC de Inovação dos Estados”, ficando na 9ª posição em Capacidades e assumindo a 14ª posição em Resultados. É o 2º entre os estados nordestinos. Assim como o Ceará, outros nove estados apresentam melhores Capacidades que Resultados. O Ceará ocupa a 10ª colocação no ranking nacional em Investimento Público em C&T, sendo o 3º estado nordestino neste indicador. Esta é a terceira edição do índice, que passou por melhorias no cálculo de alguns indicadores e reestruturação das dimensões.

Carolina Monteiro, presidente da Jucec (Foto: Divulgação)

Jucec conclui planejamento do Empreendedor Digital
O planejamento de ações do Projeto Empreendedor Digital será concluído hoje, em encontro que a Junta Comercial do Ceará (Jucec) promove desde ontem, no Sebrae, com a participação de juntas comerciais de outros oito estados. O projeto visa a disponibilização, manutenção e evolução de ferramentas tecnológicas em nuvem que permitem a formalização online de empresas integração com órgãos tributários e de licenciamento federais, estaduais e municipais. Carolina Monteiro, presidente da Jucec e responsável pela organização do encontro, ressalta “a importância de discutirmos as necessidades do Empreendedor Digital, para que a gente melhore ainda mais o ambiente de negócios para criação de novas oportunidades nos nossos estados”.

 

 

 

TJCE
O Índice de Atendimento à Demanda (IAD) Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que afere a capacidade do tribunal de dar vazão a novos processos sem comprometer o andamento dos antigos, é de 131%. Isto posiciona a corte com a terceira melhor entre tribunais médios (atrás apenas de Pernambuco e Espírito Santo) e como a sexta entre todos os TJ do Brasil. 

Melhoria contínua
O IAD do TJCE também superou a média nacional, de 115,2%. O índice vem melhorando ano a ano: 97,1% em 2017; 105,7% em 2018, e 110% em 2019. Outro dado comemorado pela presidente da corte, Maria Nailde Pinheiro, é que todos os processos, na 1ª e na 2ª estâncias, já nascem eletrônicos. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O tema desta edição será “Loft e Estúdios” (Foto: Divulgação)

Mostra 100% Design será de 4 a 31 de outubro no RioMar
De 4 a 31 de outubro, o piso L1 do RioMar Fortaleza vai receber a 11ª edição da Mostra 100% Design. O tema desta edição será “Loft e Estúdios”. Ao todo, serão 10 ambientes com diferentes propostas para estes dois tipos de imóveis. Todos os espaços serão assinados por arquitetos e decoradores, com curadoria do designer de interiores Omar de Albuquerque. A mostra funcionará de segunda-feira a sábado, entre 12h e 22h, com entrada gratuita. 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS