Economia

Completando 22 anos, Brisanet deve chegar a um milhão de usuários no ano que vem

Empresa deve chegar a todas as cidades do Nordeste até 2023; atualmente, já são mais de 556 mil clientes ativos

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Nascida – e sediada até hoje – na pequena cidade de Pereiro, no Cariri, a Brisanet está completando 22 anos e deve atingir 100% de cobertura no Nordeste “até o primeiro semestre de 2023”, estima o seu fundador, Roberto Nogueira. Pioneira na tecnologia de internet via rádio, iniciada em 1998, a empresa já tem um outro braço de negócio, a Agility, voltadas para cidades médias e pequenas, e está consolidada como o maior player de internet banda larga em pequenas cidades da região. A expansão para centros maiores começou há dois anos, a partir de Campina Grande (PB).

“Começamos essa jornada com a proposta de atender pequenas cidades, vilas e distritos, e a entender e explorar ao máximo as novas tecnologias”, recorda. Atualmente com 556 mil usuários ativos, a empresa já atua em duas capitais – João Pessoa (PB) e Natal (RN) e está em processo de instalação em Maceió (AL) e Fortaleza, onde a expansão de rede vai continuar até abril. O objetivo, de acordo com Nogueira, é chegar a um milhão de usuários já no ano que vem. Sobre repetir a experiência da Brisanet em cidades de pequeno porte em outras regiões, o empresário afirma que “o primeiro desafio é consolidar o Nordeste, depois, é natural que tenda a expandir”.

Investimento pesado
Com uma média de investimentos em expansão entre 7 e 8 vezes maior que o lucro – para este ano, Roberto Nogueira atribui o sucesso da Brisanet ao fato de ter “aprendido a trabalhar no interior, a construir redes modernas onde o público é menor, o ticket médio baixo e a densidade de usuários, pequena”. “Isso traz um grande diferencial competitivo”. De acordo com ele, em 2020 foi investido “o equivalente a todo o faturamento do ano anterior, normalmente as empresas de telecom investem 15%”, completa.

Mangue Azul
Aberto ao público a partir de hoje, das 19h às 23h, o Restaurante Mangue Azul vai unir alta gastronomia e sustentabilidade. A proposta da casa, concebida pelo empresário André Bichucher e com menu assinado pelo chef Marco Gil, é aliar a culinária tradicional cearense, as técnicas de alta gastronomia francesas e a sustentabilidade. Além de priorizar insumos produzidos no Ceará, o Mangue Azul, localizado na Professor Dias da Rocha, 987, utiliza energia solar, possui horta orgânica com compostagem e fornece água da casa, para diminuir a geração de resíduos. Na pré inauguração do restaurante, ocorrida na terça-feira, estiveram nomes como Ricardo Cavalcante, Eduardo Neves e Águeda Muniz.

Parceria
A Unimed Fortaleza vai detalhar em coletiva de imprensa, na sexta-feira, parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A cooperativa de saúde vai revitalizar e ampliar as cabines de guarda-vidas dos Bombeiros na Praia do Futuro. A coletiva ocorrerá às 9h, no Salão Nobre da sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga.

Conquista Laguna
Fruto da parceria entre a cearense Diagonal Engenharia e a mineira Direcional, a Victa lançou o Conquista Laguna, condomínio do segmento econômico localizado na Maraponga. Ao todo, são 640 apartamentos de 42,64 m², distribuídos em 32 torres. O empreendimento tem ainda área de lazer completa, com piscinas e fitness externo, entre outros itens.

Guia do Candidato Empreendedor
Encerrando a Semana da Pequena e Micro Empresa, o Sebrae Ceará lançará, na sexta-feira (9), o Guia do Candidato Empreendedor, destinado para os concorrentes nas eleições de novembro. Elaborado para embasar ações voltadas para o empreendedorismo em cidades de diferentes portes, o documento reúne 10 passos e 100 ações que podem ser adotadas pelas prefeituras e ajudar no desenvolvimento econômico e social.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS