Economia

Combustível a partir de hidrogênio pode transformar o Ceará em uma Arábia Saudita

Estado negocia com investidores internacionais a atração de usina para produção de hidrogênio para combustível

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Com a experiência de quem já participou de dois ciclos de transformação da economia cearense, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, está trabalhando na atração de um projeto de produção de hidrogênio combustível, obtido pelo processo de hidrólise. O titular da Sedet não entrou em detalhes para não comprometer a negociação, mas confessa que tenta “conter o entusiasmo, se tudo der certo, anunciamos até o fim do ano”.

“Isso pode transformar o Ceará em uma Arábia Saudita, fazendo um paralelo entre o que foram os combustíveis fósseis para a Arábia e o que será essa energia limpa para o Ceará, pelo potencial que temos de insumos: energia sobrando dos ventos e da água, e através de um processo de hidrólise, produzir o combustível novo mundo, que é o hidrogênio. Estamos bem avançados nesse trabalho, acho que isso pode ser a nova fronteira de riqueza do Ceará”. Maia acrescenta que a além de não poluente, o mundo está em processo de transição, ainda que paulatino, para substituir os combustíveis fósseis. Assim, será gerada riqueza “sem poluir e aproveitando o que o mercado mundial está sinalizando”, empolga-se. O titular da Sedet acrescenta ainda que o Ceará já é “protagonista na plataforma de energia limpa”.

O pior já passou
Em entrevista à TV Otimista, Maia Júnior avaliou que “do ponto de vista econômico, posso dizer que o pior já passou”. A projeção é fechar o ano “sem grandes perdas, mas também sem grandes ganhos, o que já é muita coisa nesse momento”. “Estamos recuperando o nível de emprego, a movimentação portuária foi muito favorável e a abertura de empresas está maior de 2019. Esses são dados animadores. Agora, se você me perguntar como vai ser 2021, é uma grande interrogação”.

Site da Brisanet adota acessibilidade
A Brisanet passou a oferecer no seu site tradução simultânea em Libras e conversão de texto em áudio para oferecer a pessoas com deficiências a mesma experiência dos demais clientes. “Estamos comprometidos com a busca constante pela expansão do acesso à internet, por isso estendemos a acessibilidade da nossa página web às pessoas com deficiências. Estamos priorizando condições de igualdade para todos aqueles que desejam acessar o site para se informar e contratar nossos serviços”, afirma o diretor comercial e de marketing, Jordão Estevam. Em breve, o site vai adotar ainda outras mudanças, como aumento da fonte, contraste e melhoria na navegação.

Pix
O novo sistema de pagamento, que entra em operação de forma definitiva na segunda-feira, 16, já ultrapassou os R$ 50 milhões em operações na última semana, ainda na fase de testes. De acordo com a Febraban, foram registradas mais de 135 mil operações até a última quinta-feira (12). O novo sistema será utilizado por 762 instituições financeiras.

Dufry
A megastore Dufry Shopping abriu as portas no Aeroporto de Fortaleza na última sexta-feira, 13. A loja tem 634 m² de área de vendas e um mix de produtos que vai de roupas e acessórios a bebidas. Localizada ao lado do embarque doméstico, funciona de 5h às 0h, todos os dias. Além disso, há vendas por delivery, pelo site www.dufryshopping.com.br.

Gentileza urbana em destaque no Mangue Azul
O chef restauranter André Bichucher aposta na gentileza urbana no seu recém inaugurado Mangue Azul. O conceito permeia o projeto com 128 m² de jardim vertical na fachada. “Na construção, nos perguntamos como poderíamos agregar mais vida à rua, ao bairro, e ser mais agradável aos vizinhos e a todos que passam por aqui. A gentileza urbana que temos aqui pode tornar uma simples caminhada em um momento mais agradável”, destaca.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS