Economia

Com 75 vagas para o Ceará, ArcelorMittal abre ação Jovem Aprendiz e Aprendiz PCD

Em entrevista à TV Otimista, Gisele Sestren, gerente geral de recursos humanos da ArcelorMittal Pecém, falou sobre vagas de emprego, o trabalho desenvolvido na empresa e a relação com os recursos humanos. Saiba quem pode se candidatar

A siderúrgica está com inscrições abertas para o programa Jovem Aprendiz e Aprendiz PCD (Foto: Divulgação)

Catharina Queiroz
economia@ootimista.com.br

A ArcelorMittal está buscando jovens de 18 a 22 anos com o ensino médio completo para o programa jovem aprendiz. Para o aprendiz com deficiência, as vagas são para quem tem acima de 18 anos, também com o ensino médio completo. Prioritariamente, as oportunidades são para jovens das regiões ao entorno da usina, no Complexo Industrial do Porto do Pecém, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Caucaia.

Segundo Gisele, as vagas de emprego estão sendo divulgadas pelo Instagram, onde a juventude está toda conectada. Lá são encontradas todas as informações sobre as inscrições do programa Jovem Aprendiz e já direciona para a plataforma de recrutamento e seleção, onde as inscrições serão feitas totalmente online.

“A partir da inscrição, nós temos um processo de triagem com esses requisitos e a nossa equipe de recrutamento e seleção entrará em contato para agendar o processo seletivo. As inscrições vão até o dia 3 de março. Já estamos com mais de 1400 inscritos”, explicou Gisele.

Parceria
Ela ainda acrescentou que a ArcelorMittal, juntamente com a parceria do Senai-Ceará, desenvolveu um curso específico de operador de processos siderúrgicos. O que levou a empresa a ofertar, neste ano, três possibilidades de curso, já que o programa Jovem Aprendiz tem todo um processo de capacitação realizado internamente. Os três cursos são, operador de processos siderúrgicos, operador eletromecânica, que cuida também dentro das áreas operacionais, mas tem um foco mais na parte de manutenção, e assistente administrativo.

“É uma porta que se abre para quem está começando. O jovem aprendiz é aquela oportunidade que é dada para vivenciar e já entrar no mercado de trabalho. Entendemos que essa oportunidade é única, uma vez que muitos não conseguem se inserir no mercado de trabalho por falta de uma experiência anterior. Então, essa é uma possibilidade desses jovens se profissionalizarem e possam fomentar o emprego e renda na região, ali do entorno da empresa, e futuramente possa se identificar com alguma possibilidade dentro da indústria”, relata.

A ArcelorMittal já chegou à efetivação de 72% em alguns anos, o que mostra que existe uma grande probabilidade de contratação existindo a vaga. A empresa aproveita o banco de dados desses profissionais e sempre que surge uma oportunidade, os jovens são contactados, pois já estão inseridos na cultura da empresa, conhecem valores e, tecnicamente, apresentam o preparo oferecido pelo Senai. “A diversidade, equidade e inclusão é um valor muito forte no grupo ArcelorMittal. Então, nós estamos trabalhando diversas frentes, diversos pilares dentro dessa premissa. A pessoa com deficiência é um desses pilares, onde estamos desenvolvendo um trabalho bem efetivo. Tivemos muitas contratações de pessoas com deficiência em 2023. Entendemos que o programa Jovem Aprendiz, com foco também na pessoa com deficiência, vai nos ajudar ainda mais a abrir oportunidades de inserção para esse público dentro da indústria”, finaliza.

Inscrições
As inscrições estão abertas e seguem até o próximo dia 3 de março. Os candidatos passarão pelas etapas de triagem dos currículos, convocação, dinâmica de grupo, avaliação médica e testes psicológicos. O ingresso dos selecionados ocorrerá até o fim do primeiro semestre de 2024.

Os requisitos para Jovem Aprendiz são ter de 18 a 22 anos; ter concluído o Ensino Médio ou Técnico; residir em municípios próximos à unidade Pecém da ArcelorMittal. Já para Aprendiz PCD, os interessados devem ter a partir de 18 anos – sem limite de idade; ser pessoa com deficiência e ter concluído Ensino Médio. A firma garante que o salário é compatível com a Lei da Aprendizagem; além de garantir transporte; refeição na empresa; vale alimentação; plano de saúde e odontológico; e seguro de vida.

Formações
Para o curso de Operador de Processo Siderúrgico são 40 vagas, para o de Operador de Manutenção Eletromecânica são 20 vagas e para o curso de Assistente Administrativo são 15 vagas. As cargas horárias são conforme o previsto na Lei de Aprendizagem e as capacitações serão realizadas nas dependências da unidade Pecém.

A ArcelorMittal é líder mundial na produção de aço, com indústria em mais de 16 países, cerca de 160 mil funcionários e clientes em mais de 155 países. São mais de 30 unidades na América Latina (Brasil, Argentina, Costa Rica e Venezuela), com cerca de 20 mil funcionários e produção de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano. A unidade no Pecém é a primeira produtora de aço integrada no Nordeste.

Assista:
https://youtu.be/R970Fst-7AY?si=MBNDFqW4DqCQoys6

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS