Economia

CEO da Sabores da Costa, Rubens Sales será o novo presidente da ACCN

A ACCN reúne os produtores dos únicos camarões com certificação DOC do Brasil, na bacia do rio Acaraú

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Rubens Sales, CEO da Sabores da Costa. Foto: Beatriz Bley

Responsável pela produção do único camarão com Identificação Geográfica (IG) reconhecida internacionalmente, a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) mudará de comando em fevereiro, quando o CEO da empresa Sabores da Costa, Rubens Sales, passará a presidir a entidade. Para o empresário “a associação é importante porque impacta diretamente na economia dos municípios localizados entre Jijoca de Jericoacoara e Amontada”. “Nossa intenção é que todo mundo faça parte, do grande ao pequeno produtor. Temos como objetivo principal fomentar a região da Costa Negra, que conta atualmente com aproximadamente 50 empresários, dando visibilidade ao setor levando o produto da Costa Negra do Ceará para o mundo”, conclui.

O camarão da Costa Negra é o único do Brasil com Denominação de Origem Controlada (DOC), que garante a qualidade e sabor peculiar em razão das características da região. Localizada na bacia do rio Acaraú, na Região Norte do Ceará, a produção respeita uma série de parâmetros pré-determinados para o seu manejo, agregando valor ao produto, tendo como resultado um camarão de cativeiro, mas que faz sucesso internacionalmente por causa da sua semelhança com as características e sabor do camarão selvagem.

Principais pautas
O próximo presidente da ACCN defende “a importância em se juntar com as outras associações para garantir a valorização do setor, buscando incentivos, lutando pela desburocratização da legislação, haja vista estar defasada, como forma de dar mais eficiência à produção”. O empresário afirma que “a prioridade número um será a modificação do licenciamento ambiental, pois a legislação base foi criada em época anterior à doença da mancha branca, quando produzia camarão em altas densidades”.

Sest/Senat retoma cursos

Chiquinho Feitosa, presidente da Fetrans. Foto: Divulgação

O presidente da Fetrans, Chiquinho Feitosa, anunciou que os cursos presenciais do sistema Sest/Senat serão retomados. As turmas estão com as capacidades reduzidas e as vagas estão sendo preenchidas exclusivamente através de agendamento prévio, pelo telefone (3304-4111) ou internet (portaldocliente.sestsenat.org.br). É necessário fazer o pré cadastro e depois comparecer à sede do Sest Senat com a documentação necessária para confirmação da matrícula.
Para se inscrever nos cursos especializados, também é preciso apresentar cópias simples da carteira nacional de habilitação (CNH); comprovante de residência no nome do aluno; certidão de antecedentes criminais e nada consta do Detran-CE.

Fazendo história
O 26º Congresso e 95º Assembleia Geral Ordinária da Conaje (Confederação Nacional das Associações de Jovens Empresários), que ocorrem até sábado (21) em Foz do Iguaçu (PR), elegeu na sexta-feira, 20, a primeira presidente da história da entidade. Maria Brasil, representante da AJE Bahia, será a primeira mulher a comandar a entidade, que completou 20 anos.

Conaje
A comitiva da AJE Fortaleza aproveitou o evento para fazer visitas técnicas a empreendimentos como o Parque Tecnológico de Itaipu, Innova Agrotecnologia, Enerluz, Uniamérica e Cataratas S/A. Participam o coordenador, Yuri Torquato; o coordenador-geral, Valdemir Alves, e o coordenador de comunicação, Igor Pinheiro.

Big Feirão de veículos no Iguatemi

Everton Fernandes, presidente do Sindvel. Foto: Edimar Soares

O estacionamento do Iguatemi Fortaleza sedia neste fim de semana o “Big Feirão de Veículos”, com um estoque de mil seminovos de 16 revendedoras. Éverton Fernandes, organizador do feirão, projeta a venda de 180 a 200 automóveis. “O mercado de seminovos está aquecido. Temos um aumento na venda de 40% em outubro (ante setembro). Estamos um momento bom de compra”, comemora o presidente do Sindvel.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS