Economia

Cearense Agrícola Famosa abre braço de negócios no Reino Unido 

A Melon&Co. vai atuar na venda direta a pontos de venda; mercado britânico responde por 35% das exportações da Agrícola Famosa

Luiz Roberto Barcelos, sócio da Agrícola Famosa (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A empresa cearense Agrícola Famosa, principal exportadora de frutas do Brasil, fundou a Melon&Co, companhia sediada no Reino Unido. O objetivo da nova subsidiária da empresa fundada por Luis Roberto Barcelos e Carlo Porro é melhorar o atendimento do mercado britânico, que responde por 35% do volume de seus embarques. 

Na primeira etapa das operações, a Melon&Co vai deter até 70% de market share de melão e melancia no Reino Unido. Vendas diretas a supermercados e outros pontos de venda serão de responsabilidade da nova companhia. Essa prerrogativa antes era da Fesa UK. “Já vendíamos diretamente para algumas redes, mas metade do fornecimento passava por essa empresa parceira”, afirmou o CEO, Carlo Porro, ao Valor Econômico.

A Fesa UK tinha relações há 25 anos com a Famosa e cedeu parte dos executivos da subsidiária da companhia brasileira, incluindo o CEO Justin Szymborski.

A Melon&Co vai surprir a demanda do mercado inglês, que hoje recebe 3,3 mil contêineres de frutas por safra, durante os 12 meses do ano. A operação será possível graças a parcerias que estão sendo fechadas com produtores espanhóis e da América Central. “O mercado britânico de frutas é o melhor da Europa, pela exigência de qualidade, programação, volumes e preço. Por isso, vamos começar nosso processo de internacionalização por lá”, disse Porro.

50 milhões de libras
A expectativa é que a nova frente de negócios gere uma receita de 50 milhões de libras (R$ 364 milhões pelo câmbio atual) nos próximos dois anos. O comércio de melão e melancia brasileiros vai responder por 50% desse montante. Haverá ainda um complemento com comercialização de manga, incluída na lista de produtos da Melon&Co. As exportações representaram 70% do faturamento de R$ 720 milhões que a Famosa registrou em 2020. A estimativa é chegar a R$ 850 milhões em 2021. 

Emílio Ribas
Pela primeira vez, o Emilio Ribas Medicina Diagnóstica recebeu a certificação “Great place to work” (GPTW), atestando a Empresa “Ótimo lugar para trabalhar”, e poderá concorrer aos rankings de classificação, como as 150 melhores empresas do Brasil. O grupo, fundado em 1979, tem O grupo possui 17 unidades de atendimento distribuídas em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Alimentação
Cerca de 87% dos trabalhadores da região Nordeste que utilizam serviços de alimentação da Ticket observaram aumento dos gastos com alimentação desde o início da pandemia. Foram entrevistados mil usuários. Destes, 34% revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto mensal; 10% dos participantes disseram que o gasto continua igual e apenas 2% revelaram que ele diminuiu.

Reunião ocorreu no Palácio do Planalto (Foto: Divulgação)

Diretor geral do DNOCS é recebido por Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recebeu nesta quinta-feira (5), o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, no Palácio do Planalto. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também participou e destacou obras no Nordeste com a participação do governo federal, onde segundo o MDR, já foram investidos R$ 3,5 bilhões desde o início da atual gestão. Os principais avanços estão no Projeto de Integração do Rio São Francisco e em obras complementares, como o Cinturão das Águas do Ceará, o Ramal do Agreste, a Barragem de Oiticica e o Ramal do Apodi.

 

Centro Fashion Fortaleza (Foto: Divulgação)

Centro Fashion reforça Feira Digital para o Dia dos Pais
Maior shopping de moda do Nordeste, o Centro Fashion Fortaleza lançou a campanha “Paizão do Atacado Centro Fashion”, que ocorre também na plataforma Feira Digital (www.centrofashion.com.br/feiradigital). “A Feira Digital amplia nossa capilaridade de vendas no atacado e no varejo. Pessoas que não vinham pessoalmente para comprarem, após a Feira Digital, são clientes potenciais. Isso agrega bastante ao faturamento do nosso lojista”, afirma o superintendente do Centro Fashion, Ivan Lucca.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS