Economia

Cagece estuda instalar mini centrais hidrelétricas e ampliar geração de energia renovável

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Atualmente com um parque solar no anexo da sua sede, a Cagece deve iniciar dois novos projetos para ampliar a geração de energia renovável nas suas unidades em 2021. Um, já aprovado pelo conselho da companhia, vai mais que duplicar a geração atual de energia por paineis solares fotovoltaicos. O outro, ainda em elaboração, consiste na instalação de mini centrais hidrelétricas em adutoras e sistemas de abastecimento da Cagece. A ideia é substituir as válvulas redutoras de pressão hidráulica convencionais, que controlam a vazão da água, por turbinas de pequeno porte, aproveitando o potencial energético que não é aproveitado com o sistema comum.

A ampliação da produção de energia solar nos prédios da Cagece deve começar a ser executado no próximo semestre. Esta segunda planta será capaz de gerar 81 kWp. O investimento, de R$ 1,64 milhão, deve ficar pronto em 24 meses. Somando com a planta solar já em funcionamento (que produz 74,25 kWp e permitiu que a Cagece economizasse R$ 100 mil em conta de energia nos últimos 15 meses), todos os prédios da sede da Cagece, no bairro Vila União, e a loja modelo, na Aldeota, produzirão toda a energia que consomem. Além disso, a empresa toca um programa de eficiência energética para substituir os sistemas de climatização e iluminação por outros mais modernos e eficientes.

Pequenas hidrelétricas
Um dos responsáveis técnicos dos projetos, o coordenador de eficiência operacional da Cagece, Wellington Silva, explica que o conceito das mini hidrelétricas é para “utilizar-se de estruturas e necessidades que temos nas adutoras, para que a gente possa aproveitar esse potencial em geração distribuída daquela unidade”. De acordo com o coordenador, estão sendo levantadas informações de viabilidade, mas já há dois pontos detectados: um no Açude Gavião, em Fortaleza (bairro Ancuri) e outro na adutora de Itapipoca.

Silcar &
A Silcar da avenida Domingos Olímpio vai sediar, no domingo, 18, uma exposição de carros antigos. Os aficionados pelos modelos da montadora Chevrolet poderão conferir 40 modelos da marca, de diferentes época. Todos os carros expostos pertencem a colecionadores e possuem placas pretas, o que atesta a antiguidade.

Apaixonados
O “1º Encontro Silcar & Apaixonados por Chevrolet” será realizado de 10h às 14h e terá também um coffebreak. A concessionária pede que os participantes levem um quilo de alimentos não perecíveis, que serão posteriormente destinados para instituições de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Voo Paris-Fortaleza-Paris é retomado
A Air France retomou os voos entre Fortaleza e Paris, que serão realizados, inicialmente, às sextas-feiras e sábados, em um Boeing 777-200 com 312 assentos (28 Business Class, 24 Premium Economy e 260 Economy Class). “Seguimos atentos, mês a mês, no desempenho de todas as nossas rotas, para fazer os ajustes necessários alinhando a demanda e oferta dos nossos voos”, pondera Jean-Marc Pouchol, diretor da Air France-KLM na América do Sul.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS