Economia

Brisanet é a segunda entre operadoras de médio porte e lidera em 79 municípios

Empresa cearense lidera em 79 municípios; quantidade de cidades cobertas por “operadoras competitivas" saltou de 3.509 para 4.239

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A operadora Brisanet, fundada no Cariri cearense, ocupa a segunda posição no ranking de empresas de pequeno e médio portes que são líderes no fornecimento de internet banda larga. Ao todo, são 4.239 municípios do Brasil que têm este tipo de operadora – também conhecidas como operadoras competitivas – de acordo com dados da Anatel relativos a 2020. Um ano antes, as competitivas lideravam em 3.509 cidades. A Hugues, que oferece o serviço via satélite, é a líder em mais municípios (277), seguida pela cearense Brisanet (79) e Algar (70). 

As competitivas estão crescendo, principalmente, nos municípios onde a liderança era da Oi ou da Vivo, apesar dos investimentos das grandes operadoras em redes de fibra óptica. No último ano, a Brisanet cresceu 80% no Ceará, chegando a 600 mil usuários de banda larga fixa. E o crescimento também é acompanhado pela satisfação com o serviço: na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, da Anatel, a companhia ocupa o primeiro, segundo e quinto lugares, pelos resultados nos estados da Paraíba (8,12 pontos), Rio Grande do Norte (8,09 pontos) e Pernambuco (7,75 pontos). No Ceará, a nota é 6,97.

A empresa fundada por José Roberto Nogueira se prepara para concorrer sozinha no leilão das faixas de Internet 5G no Brasil. Os focos da Brisanet serão oferecer o serviço para os atuais usuários de internet móvel pré-paga, além de conectar zonas rurais de cidades médias e pequenas com a tecnologia 4G.

Wee Travel lança novo serviço

A Wee Travel, rede colaborativa de viagens criada por Natália Abreu, lança programa com o intuito de estimular os participantes a guardar dinheiro para viagens futuras e organizar os destinos desejados após a pandemia. A ideia do “Wee Poupe” se propõe a ser uma consultoria para o viajante que quer viajar, mas ainda não decidiu o destino e nem quando. O serviço ajuda em fatores que vão além da viagem em si, como logística, por exemplo. O investimento pode ser feito em 12, 24 ou 36 meses com a viagem sendo realizada ao final do prazo escolhido.

Pitch Day

Um encontro virtual hoje, às 13h, vai apresentar várias oportunidades de serviços e produtos criados pelas startups Fix Pay, Sunnes, Tallos, Izi e Hub Local. A ideia do Pitch Day Online é apresentar as novidades criadas e conectar empreendedores a possíveis investidores. O evento será transmitido pelo canal da CDL Jovem no YouTube.

Pacto Global

Responsável por duas cidades inteligentes em Aquiraz e São Gonçalo do Amarante, a Planet Smart City aderiu à plataforma Pacto Global, das Nações Unidas. Com isso, assume uma série de compromissos de responsabilidade empresarial e aos parâmetros ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Sediada em Londres, a empresa atua também na Itália, no Reino Unido e na Índia.    

TJCE amplia medidas protetivas em 35,7%

Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJCE (Foto: Divulgação)

A 17ª Semana pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em prol dos direitos da mulher, apresentou um aumento de 35,7% de medidas protetivas concedidas em relação à edição do ano passado. Ao todo, foram 296 decisões dessa natureza, enquanto, em 2020, o número foi de 218. Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto envolve todos os 27 TJs e é realizado desde 2015. Nesta edição, o TJCE movimentou 3.868 processos relativos a casos da Lei Maria da Penha e de feminicídio. O esforço concentrado teve a participação de 263 servidores e 79 magistrados dos três Juizados da Mulher (Fortaleza e Juazeiro do Norte), de Varas da Capital e do Interior.

Pague Menos inicia novo ciclo de expansão

Mário Queirós, CEO da Pague Menos (Foto: Divulgação)

A Pague Menos inaugurou em Salvador a primeira loja de 2021. Localizada na Praça 10 de Setembro, 108, no Largo do Tanque, a nova loja marca a estratégia da companhia para reforçar sua presença nas regiões em que já detém liderança de mercado, como Norte e Nordeste do Brasil. A empresa já tem 60 pontos mapeados por todo o Brasil que podem se tornar novas unidades nos próximos meses. Atualmente, são 1.106 lojas em 327 municípios em todo Brasil.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS