Economia

Bomar projeta crescer 30% e aposta em rastreabilidade e mais opções de embalagens

Coluna Adriano Nogueira
addriano@ootimista.com.br

A preocupação cada vez maior com a procedência e cumprimento de normas sanitárias dos alimentos, evidenciada pela pandemia de covid-19, é vista pela Bomar como uma oportunidade de crescimento. Gentil Linhares Filho, diretor comercial da indústria de pescados, projeta alta de 30% no faturamento deste ano, mesmo com a queda acentuada da demanda de hotéis e restaurantes. Aliás, o foco do crescimento tem sido o consumidor final, tanto que a empresa tem apostado em novas embalagens práticas, com quantidades reduzidas, para o preparo de porções individuais ou para duas pessoas. Recentemente, a Bomar lançou uma embalagem de 200g de camarão pré-cozido. Outra estratégia tem sido a ampliação de parcerias para fornecimento a redes de supermercados. Linhares aponta ainda a rastreabilidade do produto como um dos diferenciais. “Hoje, o cliente tem mais consciência nutricional e está mais preocupado com o que come, põe à mesa. Os pescados cultivados são mais sustentáveis, têm custo menor, têm acompanhamento constante em seu crescimento e são tão nutritivos quanto os do extrativismo. A alimentação deles vem de rações adequadas a cada tipo de pescado, evitando que ele coma algo que o contamine”, reforça.

Tilápia também em alta
Um dos produtos que deve crescer mais é a tilápia, para o qual a Bomar mantém um modelo verticalizado de produção, indo da larva ao beneficiamento. “Sabemos o quanto o fator qualidade é relevante para ofertar um produto de excelência nutritiva na mesa de nosso comprador, conquistando sua confiança e fidelidade”, ressalta Gentil Linhares Filho. O grupo também investe no plantio de soja, com quatro mil hectares na região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

CFO do Beach Park no Ibef Mulher
O Ibef Ceará anunciou Luiza Alyne Menezes, CFO do Beach Park, como nova líder do Ibef Mulher. A contabilista vai suceder Renata Paula Santigo, diretora financeira da BSPAR, próxima presidente da entidade. “Nosso propósito como Ibef é aprimorar conhecimento técnico e promover relacionamento profissional e pessoal. Dentro do Movimento Ibef Mulher, o propósito é o mesmo. Temos um grupo com mais de 200 executivas competentes, cheias de vivências e com desafios e dificuldades. Vamos transformar essas histórias em uma grande partilha”, promete Luiza Alyne. Renata Paula lembra que sua trajetória “foi inicialmente alicerçada no Ibef Mulher, uma experiência única”.

PLMA
A M. Dias Branco encerra hoje (5) a participação na PLMA (Private Label Trade Show), evento voltado para o mostrar soluções de empresas que têm marcas próprias. O PLMA ocorre há 30 anos em Chicago, nos EUA, e neste ano, adotou formato online. A companhia é a maior produtora de massas e biscoitos do Brasil e exporta para 37 países.

WhatsApp
Mesmo presente em cerca de 98% dos smartphones em circulação no Brasil, o WhatsApp registrou queda, nos últimos seis meses, de 95% para 86% no número de pessoas que declaram usá-lo “todos os dias”. Os que usam “quase todo dia” passaram de 4% para 9%, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que ouviu 2.026 pessoas em janeiro.

Arce aprova três projetos junto ao Banco Mundial
Recursos do Banco Mundial serão aplicados na Agência de Regulação do Ceará (Arce) para melhorias de gestão. A agência aprovou três projetos no Programa de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Ceará (PSHG), que vai “aprimorar a governança dos recursos hídricos, além de melhorar a infraestrutura e a eficiência do saneamento”, resume o presidente da Arce, Hélio Winston Leitão.

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