Economia

Betânia confirma nova unidade para produzir leite em pó no Ceará

Fábrica em Morada Nova será inaugurada ainda neste ano, capaz de processar até 200 mil litros de leite por dia

Bruno Girão, CEO da Betânia Lácteos (Foto: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira

adriano@ootimista.com.br

Anunciada no ano passado, a nova fábrica da Betânia Lácteos para processar exclusivamente leite em pó será instalada em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. A informação foi confirmada pela própria Betânia. Os planos iniciais para a nova planta, cujo valor do investimento ainda não foi divulgado oficialmente pela companhia, eram construí-la na Bahia. Porém, o sócio da Betânia e ex-Presidente da FIEC, Jorge Parente, articulou com o governador Camilo Santana e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, incentivos fiscais mais vantajosos do que os oferecidos pelo governo baiano para que a nova fábrica fosse instalada em solo cearense. 

“Decidimos construir aqui nossa nova fábrica, por questões estratégicas e atendendo a um desejo já antigo. Ficamos bastante satisfeitos em trazer mais investimentos para o Ceará e gerar emprego e renda ao nosso estado”, afirma Bruno Girão, CEO da companhia. A fábrica será a primeira a produzir leite em pó no Ceará e será capaz de processar até 200 mil litros de leite por dia. Em abril, Bruno Girão já tinha anunciado em entrevista à TV Otimista a ampliação do parque fabril da Betânia com uma unidade para processar leite condensado e soro de leite em pó, capaz de produzir 6 milhões de litros por dia. 

Fintech cearense comprada pelo Santander
A fintech cearense Mobills e a Monetus foram compradas pela Toro, plataforma de investimentos do Santander Brasil. As duas devem complementar portfólio de serviços e ampliar a atuação no país. Com a aquisição, 10 milhões de usuários serão adicionados ao ecossistema de serviços da companhia, de acordo com informações do Valor Econômico. A cearense possui uma variedade de aplicativos financeiros que contam com mais de 30 milhões de downloads. O objetivo do Santander é usar a expertise das fintechs para desenvolver soluções para o projeto de open banking.


Lide Ceará
O engenheiro de produção e consultor especialista em estratégia e governança Celso Hiroo Ienaga, sócio da Dextron Consulting, é o convidado do almoço-debate que o Lide Ceará promove hoje no Gran Marquise, com público reduzido. O grupo de lideranças empresariais cearenses vai debater obstáculos e tendências para o mundo dos negócios no pós pandemia.  


RioMar

Os dois shoppings do grupo JCPM (RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy) prepararam programação especial de São João. Na unidade do Papicu, a Praça de Eventos do piso L1 está com uma cidade cenográfica e venda de comidas típicas no sistema “pague e leve”, até o dia 4 de julho. Já no Kennedy, a novidade é a exposição de cordel “Conta, Nordeste”.

Rodrigo Nogueira, secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (Foto: Tapis Rouge)

Bom ambiente para abertura de negócios em Fortaleza
A capital cearense é destaque no relatório Doing Business International 2021 do Banco Mundial como uma das capitais brasileiras com melhor ambiência para a abertura de novos negócios. Fortaleza figura ao lado de Aracaju (SE) com as maiores pontuações do Nordeste. O diagnóstico também coloca Fortaleza em quarto lugar no ranking nacional quando o critério é obtenção de alvarás de construção, sendo o primeiro da região Nordeste. “A nossa prioridade é estimular e valorizar o empreendedor fortalezense. O diagnóstico apresentado pelo Banco Mundial é uma oportunidade para que possamos definir e aprimorar as boas práticas para inovação”, aponta o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira Diogo.

 

Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (Foto: Tapis Rouge)

Pecém registra alta de 70% na movimentação de cargas
O terminal portuário do Pecém subiu em 70% a movimentação de cargas entre maio de 2020 e este ano. No período do ano passado, foram movimentadas 1.007,547 toneladas. Já neste ano (maio), 1.708,897 toneladas. Em maio de 2021, os desembarques de mercadorias somaram 1.212.619 toneladas, crescimento de 77% em relação ao movimentado em maio do ano anterior. Os embarques totalizaram 496.278 toneladas e representam um crescimento de 53% no comparativo com o quinto mês de 2020.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS