Economia

Avanço depende da velocidade da vacinação, afirma titular da Setur; projeção é retomar promoção em outubro e consolidar voos até dezembro 

Avanço depende da velocidade da vacinação, afirma titular da Setur; projeção é retomar promoção em outubro e consolidar voos até dezembro 

Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O setor de turismo do Ceará já está em processo de recuperação, mas em um ritmo ainda lento por fatores como o andamento da vacinação contra a covid-19 e restrições à circulação de visitantes em outros países. Portanto, a recuperação plena da cadeia deve ocorrer ao longo dos próximos três anos, de acordo com análise do secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho. “Perdemos em 2020, 65% da movimentação de passageiros nos aeroportos, foi uma perda muito forte. Em alguns destinos (de referência no mundo), chegou a 89%”, disse em entrevista à TV Otimista.

Para Arialdo, só será possível estabelecer metas mais precisas para o crescimento da atividade com maior oferta de vacinas. “Quando a vacinação chegar em torno de 45% ou 50% na D2 (segunda dose da vacina), aí sim eu acredito que estaremos prontos para a retomada”, prossegue.

A meta a curto prazo é garantir que a curva de novas infecções continue em queda para retomar a promoção do destino ainda em 2021 e consolidar a volta de todas as conexões aéreas em dezembro. “O pensamento é a partir de outubro reiniciar a promoção. Até meados de 2024, o setor já estará bem forte novamente”, conclui.

Para Arialdo, mesmo com a alta na movimentação já percebida, este mês “será um julho mediano, comparado com 2019, Na nossa visão já está muito forte, mas ainda aquém do passado”, lamenta.

Obras do novo Aeroporto de Sobral são retomadas
As obras do Aeroporto Regional de Sobral foram retomadas pelo Governo do Estado e devem ser concluídas no início de 2022, garante o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes. Atualmente ocorrem simultaneamente as construções da pista, dos acessos e do Terminal de Passageiros. Os acessos devem ser concluídos até setembro. Em seguida, será feita a implantação das bases e sub-bases para estruturas operacionais. O novo equipamento vai fomentar novas rotas comerciais interligando Sobral com o restante do Ceará e outros estados do Nordeste.

TIM 5G DSS
A operadora TIM ativou recentemente em Fortaleza (Aldeota e Meireles), Recife e Salvador, a funcionalidade 5G DSS, que utiliza as frequências atuais da rede 4G, com uso otimizado. Em cada cidade, são escolhidas áreas estratégicas. Por exemplo: em Brasília, a Esplanada dos Ministérios; no Rio de Janeiro, o Parque dos Patins; e em São Paulo, o Ibirapuera, a Paulista, a Marginal Pinheiros e Itaim Bibi.

Atout France
Na próxima quarta-feira (14), às 19h, a agência Atout France vai realizar a live “Enoturismo na Champagne” para celebrar a Festa Nacional da França, comemorada dia 14 de julho. A conversa será entre Caroline Putnok, diretora da Atout France na América do Sul, e o enólogo François Hautekeur, do grupo Moët Hennessy. A live será transmitida ao vivo pelo perfil de ambos no Instagram.

North Shopping Maracanaú (Foto: Divulgação)

North Shopping Maracanaú em negociação
O fundo de investimentos imobiliários Vinci Shopping Centers FII, do Rio de Janeiro, assinou acordo com a Ancar Ivanhoe para a aquisição de 100% do North Shopping Maracanaú e, de forma parcial, mais três outros centros de compras, por R$ 659,5 milhões. De acordo com comunicado da empresa, o acordo “não representa garantia de que o Fundo efetivamente concluirá a operação, uma vez que depende do cumprimento de condições precedentes, incluindo, mas não se limitando, à conclusão satisfatória de diligência dos ativos, direito de preferência de coproprietários e aprovação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)”.

Ivana Bezerra, dirigente do Visite Ceará (Foto: Tapis Rouge)

Setor turístico aposta na valorização da experiência local
Animada com a previsão de ocupação hoteleira de até 55% em julho, Ivana Bezerra Rangel, que dirige o Visite Ceará, afirma que o trade de Fortaleza está cada vez mais apostando nos atrativos da própria cidade. “Os setores se uniram muito. Estamos batendo muito nessa tecla, de valorizar a nossa cidade, Fortaleza não é só praia, as pessoas tem que ver o que tem de bom, como o nosso artesanato e os pequenos comércios. A pandemia trouxe isso, a valorização do que é nosso”, disse. 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS