Economia

Aplicação de QR Code da ZPE Ceará é reconhecida em premiação internacional

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

O fDi’s Global Free Zones of the Year reconheceu com menção honrosa as aplicações com QR Code implementadas pela Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). O prêmio elege as zonas francas de maior destaque para investidores estrangeiros a nível mundial. Na edição deste ano, a premiação avaliou o desempenho de mais de 70 zonas francas ao redor do mundo, condecorando os principais destaques.

O reconhecimento veio na categoria “Digitalização dos Serviços” do prêmio que é vinculado ao jornal birtânico, Financial Times. Foi analisado o trabalho realizado pelo setor operacional da free trade zone cearense com o QR Code, ferramenta que permitiu tornar as operações da empresa completamente digitais, em meio às limitações oriundas da pandemia.

A zona mudou de uma forma de trabalhar totalmente presencial e baseada em papel para um modelo 100% sem papel e computadorizado. Isso incluiu o uso de QR Codes em telefones para a entrada na área”, pontuou Alex Irwin-Hunt, um dos jurados da premiação.

Segundo Andréa Freitas, diretora de operações da ZPE Ceará, a pandemia acelerou o processo de utilização das ferramentas que já vinham em desenvolvimento. “Já vínhamos trabalhando há alguns anos, por meio do nosso Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA), desenvolvido pela ZPE Ceará para controle de acesso de pessoas, cargas e veículos, com o objetivo de aumentar a digitalização dos nossos processos operacionais. Com o advento da pandemia, agilizamos ainda mais esse trabalho e conseguimos tornar o nosso modelo de operação 100% computadorizado, utilizando apenas o QR Code, sem nada de papel”.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS