Economia

Altas consecutivas na indústria cearense precisam ser celebradas, afirma Ricardo Cavalcante

Presidente da FIEC destaca a “grande capacidade de inovação, com a readequação das suas linhas de produção para atender novas demandas”

Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC (Foto: Tapis Rouge)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Após o avanço de 17,7% na atividade industrial cearense no primeiro quadrimestre, e de dois aumentos consecutivos nas horas trabalhadas no setor em todo o Brasil (0,7% em abril e 1,1% em março, as perspectivas para a indústria local no segundo semestre “são bastante positivas”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante. Na sua avaliação, estes resultados e a alta acumulada no setor de 3% nos últimos 12 meses devem ser celebrados, mesmo com a base comparativa baixa.

“Temos que lembrar que, anteriormente, a nossa economia não estava bem. Entre 2014 a 2016, tivemos a pior recessão da nossa história e, de 2017 a 2019, contamos com três anos que tiveram crescimento de aproximadamente 1%. Com a pandemia, vivenciamos uma paralisação completa das nossas atividades produtivas durante alguns meses, provocando uma grande queda. Porém, a indústria cearense mostrou uma grande capacidade de inovação, com a readequação das suas linhas de produção para atender novas demandas como as da economia da saúde, da cadeia do consumo, quer seja do varejo ou atacado, que também mudaram de perfil”, analisa. 

Melhores taxas do Nordeste
Ricardo Cavalcante lembra que a indústria do Ceará se destacou no primeiro quadrimestre em segmentos como minerais não metálicos, bebidas e metalurgia. “Colocam o Ceará como o estado de maior crescimento na região Nordeste”, comemora. “O Ceará tem uma série de vantagens competitivas como a localização geográfica, o Porto do Pecém, a ZPE, além de setores emergentes que já são fortes como o da economia do mar, da saúde e das energias renováveis, que vão possibilitar que o desenvolvimento industrial do estado mude de patamar, aumentando de forma agressiva sua competitividade e consiga uma maior inserção nos mercados mundiais”.

Presencial
A Sefaz retoma hoje o atendimento presencial nas 18 Células de Execução Tributária (Cexats) e Núcleos de Atendimento (Nuats), localizados na Capital e no Interior. Os atendimentos voltam a ser realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, mediante agendamento prévio no site. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações nas unidades da Sefaz.

Há vagas
O “unicórnio” cearense Arco Educação abriu 50 novas vagas em todo o Brasil para consultores pedagógicos e comerciais. Não há pré-requisito para curso de graduação específica.  Os candidatos devem se inscrever até o dia 27 de junho pelo link: https://bit.ly/3pQKrwl. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, Gympass e Zenklub.

Celso Hiroo Ienaga, engenheiro de produção e sócio-fundador da Dextron Consulting (Foto: Divulgação)


Lide debate o mundo pós covid
A próxima reunião do Lide Ceará, na sexta-feira, 18, vai se debruçar sobre questões relativas ao pós pandemia, como a preparação do mundo dos negócios para retomar as atividades de maneira plena, os desafios e obstáculos e o que a covid-19 vai ensinar para o enfrentamento de possíveis futuras pandemias. O convidado será Celso Hiroo Ienaga, engenheiro de produção e sócio-fundador da Dextron Consulting e especialista em estratégia e governança para empresas de médio e grande porte, familiares ou profissionalizadas. O evento será realizado no hotel Gran Marquise, com público limitado e seguindo o protocolo oficial de eventos.

Novo Jaguar F-PACE (Foto: Divulgação)


Novo Jaguar F-PACE está nas lojas
As representantes da Jaguar recebem ainda em junho o F-PACE 2021, que terá duas opções de motorização (3.0L de 340 cv com 6 cilindros em linha e a versão superesportiva SVR 5.0L, com 550 cv de potência). Ambos possuem tração integral inteligente e transmissões automáticas de oito velocidades com paddle shift, garantindo ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. Em Fortaleza, o modelo está disponível na Extrema Jaguar – Land Rover.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS