Economia

Agrícola Famosa estuda entrar no mercado chinês e aumentar área de cultivo

Atualmente, a Agrícola Famosa tem 7,3 mil hectares de área produzindo melancia e principalmente melão na Chapada do Apodi

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A Agrícola Famosa está enviando remessas de melão para a China, a fim de estudar a viabilidade de exportar frutas frescas para o gigante asiático. O principal desafio é vencer a longa viagem – mais de 40 dias de navio – e manter a qualidade dos produtos. “Temos expectativa com o mercado da China, estamos enviando algumas amostras pra lá agora, vendo em quanto tempo chega, se aguenta chegar bem, porque a viagem é longa. Aí talvez a gente aumente a área de cultivo, mas só se o mercado chinês der certo”, afirma o sócio da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos.

De acordo com o fruticultor, que tem no momento mais de 7,3 mil hectares produzindo melancia e melão na Chapada do Apodi e exporta cerca de 70% da produção (o maior mercado é a Europa), “a expectativa é positiva” para esta safra, iniciada em agosto e que termina em março, principalmente pelo Real desvalorizado. “Vamos ver como vai ser o próximo inverno pra ver onde vamos plantar e volume. Mas estamos otimistas, o câmbio está favorável e o mercado está bom. O câmbio desvalorizado facilita a vida dos exportadores, que têm mais competitividade e consegue mais rentabilidade, claro que aumenta a tendência de exportação”, resume.

Trigo ou melão?
Luiz Roberto Barcelos também está analisando a viabilidade de cultivo comercial de trigo, feito em projeto experimental em conjunto com a Santa Lúcia Alimentos, comandada por Alexandre Sales. “Estamos agora fechando custos, vendo a rentabilidade e checando a qualidade, se é bom para a panificação, se vai ter demanda. Já plantamos melão em cima da área que plantamos trigo para saber se tem alguma interferência, se vai prejudicar a safra do melão, que afinal é o nosso negócio”.

Aerohotel
A Fraport Brasil lançou uma RFP (sigla em inglês para a requisição de propostas de interesse) para erguer e operar um hotel no Fortaleza Airport. A área reservada tem 6 mil m², voltada para a avenida Carlos Jereissati. “O Fortaleza Airport está entre os 10 maiores do Brasil, sendo atualmente um hub internacional e doméstico. O terreno possui integração direta com o Terminal e é ideal para atender também à crescente demanda de passageiros em conexão. Além disso, há uma sinergia direta com a operação do aeroporto, que possibilita atendimento a tripulações, eventos, entre outros. Estamos falando de uma excelente oportunidade de negócio”, explica Sabine Trenk, COO da Fraport Brasil.

Real Estate
De acordo com a Fraport, o hotel será o primeiro passo para o projeto da empresa de utilização comercial das áreas do aeroporto. A companhia reservou uma área de 1 km², dividida em lotes comerciais de 2,5 mil m² cada, voltados para a avenida Carlos Jereissati ou para a BR 116. A ideia é atrair empreendimentos como supermercados, outlets, concessionárias, entre outros.

VOU
Além do hotel, a Fraport anunciou ainda a marca comercial VOU – Praça Fortaleza, para o complexo de lojas, empresas de serviços e restaurantes do Fortaleza Airport. A ideia é ampliar a prestação de serviços para além dos viajantes, atraindo também moradores da cidade. As marcas estão também nas redes sociais, com o perfil @voupracafortaleza.

AL aprova projeto de saneamento no litoral
Arialdo Pinho comemora a aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto que autoriza o Estado a contrair financiamento de US$ 90 milhões com a CAF para projetos de saneamento no litoral. “Esse projeto pretende não só cobrir a totalidade da população, zerando o déficit de abastecimento de água e esgoto, mas também assegurar uma infraestrutura dimensionada para atender o crescimento populacional projetado pelos próximos 20 anos”, afirma o titular da Setur.

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