Economia

Retomada do turismo depende de obediência aos protocolos, avalia Arialdo

Arialdo Pinho defende obediência aos protocolos para dar segurança aos visitantes

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

A redução da demanda nos voos internacionais levou a Air France a suspender temporariamente os voos entre Paris e Fortaleza. A companhia tem confirmados cinco voos de ida e volta entre o final de dezembro e o início de janeiro de 2021. “A pandemia vem endurecendo na França e nós não estamos emitindo passageiros para a Europa, fomos vedados. Isso inviabiliza qualquer voo. Vai retornar para o Natal, quando tem demanda, e em abril, podendo voltar antes, desde que a pandemia melhore por lá também e tenha reservas. Já a KLM volta no dia 2 de abril, já estava acertado”, explica o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

O titular da Setur avalia que apenas o cumprimento restrito dos protocolos, em todos os estabelecimentos da cadeia do turismo, vai dar aos viajantes segurança para viajar neste período. “No Brasil está ocorrendo um erro. Diferente dos outros países, que estão pedindo testagem com 72 horas de antecedência, alguns até 96 horas, o Brasil não pede nada e fica aberto aos efeitos, é um erro da política no Brasil. Estamos com fronteira aberta para a covid, enquanto todos os demais países estão se protegendo”. Arialdo afirma ainda que procurou as companhias aéreas para pressionar a Anvisa a exigir testes.

Promoção adiada
A Setur já programava a retomada da promoção do destino Ceará, mas adiou os planos novamente. “Nós só vamos voltar (a promover) quando tivermos segurança, isso até mesmo dentro do Brasil. O que está acontecendo é festa, e essa festa vai ter consequência. Os eventos já foram fechados novamente. O governo está fazendo a sua parte, a iniciativa privada precisa fazer a sua também, se alinhar com os clientes e trabalhar em cima dos protocolos”, avalia Arialdo.

Victa inaugura nova sede
Em plena expansão, a Victa Engenharia abriu uma nova sede, localizada no Duets Office Towers, no Cocó. Já estão funcionando no espaço os departamentos de Engenharia, Arquitetura e Comercial da empresa, braço do Grupo Diagonal criada em parceria com a mineira Direcional para atuar nos segmentos econômico e Minha Casa Verde Amarela, programa que vai substituir o Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O diretor da Victa, João Ximenes Fiúza, afirma que a nova sede vai dar suporte melhor para a expansão da companhia. “A expectativa é o crescimento da empresa bem como também os novos projetos que irão ser realizados na nossa cidade e quem sabe futuramente expandir para outros estados”.

Visa
A fintech YellowPepper, fornecedora de tecnologias de pagamento multiplataforma, fechou acordo para ser adquirida pela Visa. De acordo com comunicado da operadora de cartões, o objetivo da aquisição é acelerar o processo para ser “a rede das redes”, reduzindo o tempo de chegada ao mercado e custos de emissores e processadores.

LVMH
O conglomerado de luxo Louis Vuitton Möet Hennessy (LVMH) voltou a negociar a fusão com a Tiffany & Co., paralisada pela pandemia de covid-19. A operação era avaliada em US$ 16,6 bilhões, no entanto, o grupo francês tem pressionado para baixar o valor das ações da joalheria americana. Pelo acordo firmado em dezembro, seriam US$ 135 por ação.

Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional
O Banco do Nordeste anuncia hoje, às 17h, os vencedores do 24º Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional. O prêmio reconhece artigos científicos e dissertações de mestrado sobre economia pura e aplicada. A premiação vai encerrar o 25º Encontro Regional Nordeste de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) em parceria com o BNB. A programação será transmitida pelo YouTube.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS