Economia

3 Corações é a empresa mais inovadora do Brasil, aponta Prêmio Whow! de Inovação

Reconhecimento deve-se ao Projeto Florada, que apoia mulheres cafeicultoras

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

Pedro Lima, presidente do grupo 3 Corações

A experiência da 3 Corações em apoiar mulheres produtoras de café, com o Projeto Florada, rendeu ao Grupo 3 Corações o reconhecimento como a empresa mais inovadora do Brasil, pelo ranking do Prêmio Whow! de Inovação 2020. Ao todo, foram reconhecidas 100 empresas com atuação em todo o País.

Pedro Lima, presidente da 3 Corações, a maior indústria de café do Brasil e com sede no Ceará, acrescenta: “quero compartilhar com todas as mulheres produtoras de café do Brasil”. De acordo com Lima, o orgulho é grande por ter um reconhecimento “pelo projeto onde a gente educa, prepara, treina, a mulher desde a plantação do café até a colheita e a pós colheita, para ela melhorar a qualidade do café e aumentar a renda da família”, conclui.

O Projeto Florada visa empoderar as mulheres do campo, levando capacitação e consultoria para a produção de lotes especiais de café, cujos lucros retornam de maneira integral para as produtoras. O principal objetivo, de acordo com o empresário, é “valorizar esse café produzido por mulheres, transformá-los em cafés especiais”. “Inclusive, ganhamos com ele o prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas), dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, orgulha-se.

Iniciado em 2018, o projeto da 3 Corações acompanha todas as fases da produção do café por mulheres, do plantio à comercialização. “O Projeto Florada está presente em todas as regiões produtoras do Brasil. Para se ter uma ideia do impacto, no ano passado foram seiscentas e poucas amostras. Neste ano, mesmo com a pandemia, já chegamos a 900”, afirma.

Para além da continuidade do Florada em 2021, Pedro Lima afirma que “as perspectivas são muito boas, temos que continuar criando laços legítimos e duradouros com os consumidores e com quem nos relacionamos, para criar valor e continuar construindo esse projeto, que é o Grupo 3 Corações”. O empresário disse ainda que o grupo vivencia agora “a fase final do planejamento para 2021, estamos fazendo os orçamentos para os novos investimentos”.

Outra cearense
Além da 3 Corações, mais uma empresa com DNA cearense está entre as 100 mais inovadoras do Brasil: o Sistema Hapvida, que está na 13ª posição. O ranking também foi separado por categoria, e o Hapvida lidera no quesito Seguros e Planos de Saúde. O grupo recentemente ampliou sua rede de assistência com a compra das operadoras de saúde Promed e Premium Saúde.

O levantamento aponta ainda que o Sistema Hapvida destacou-se no critério “Automatização da Medicina”, devido à parceria com a Infoway e com a startup Maida.health, que leva a Inteligência Artificial para hospitais. O sistema robotizado já está na operadora, oferecendo automatização dos processos médicos.

O Prêmio Whow! de Inovação 2020

A curadoria do prêmio foi feita pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), com a avaliação estratégica da Hyper Island, escola de inovação mais prestigiada do mundo. Como metodologia, o CIP selecionou milhares de empresas que tiveram repercussão de cases de inovação indexados pelas ferramentas de busca, fóruns e grupos de inovação presentes na internet. Depois, contatou empresas que pudessem enviar cases de sua preferência para avaliação.

Foram selecionadas 300 empresas para o short list e o CIP organizou critérios para que o grupo Mentes Brilhantes, parceiro do Hyper Island, realizasse a avaliação.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS