Covid-19

Crianças de 5 a 11 anos começam a ser vacinadas no Ceará

Aplicação das doses ocorre no Centro de Eventos de Fortaleza. A expectativa é atender 200 crianças no sábado e outras 200 no domingo (16). Para segunda-feira (17), mil crianças estão agendadas

Prefeito José Sarto acompanha vacinação das primeiras crianças na Capital (Foto: Divulgação)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), acompanhou neste sábado (15) o início da vacinação contra a covid-19 das primeiras crianças de 5 a 11 anos na Capital. A aplicação das doses ocorre no Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 17 horas. A expectativa é atender 200 crianças no sábado e outras 200 no domingo (16). Para segunda-feira (17), mil crianças estão agendadas.

“Juntamente com a 1ª dose dos pequenos, nos próximos dias, nossas equipes estarão aplicando 3ª dose no público da população geral. Neste sábado (15/01), temos 15.876 pessoas agendadas para 3ª dose, enquanto no domingo (16/01), temos 15.880. Já na segunda-feira (17/01), 11.640 pessoas da população geral estão agendadas para 3ª dose”, disse o prefeito em suas redes sociais.

“Nossas crianças já começaram a ser vacinadas. Reitero a importância de os pais ou responsáveis cadastrarem as crianças no Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). Juntos vamos superar essa pandemia”, destacou o governador Camilo Santana em suas redes sociais.

“O estado do Ceará entra hoje em mais uma etapa para que consigamos sair dessa pandemia. O início da vacinação das crianças entre 5 e 11 anos garante ainda mais proteção para todos. Vale ressaltar, que, em menos de 24 horas, conseguimos distribuir as vacinas para todas as regiões do Ceará. A vacinação é a nossa maior defesa contra a Covid-19”, disse o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

Pfizer

A vacina utilizada neste público é a da Pfizer. Diferente do que é aplicado nas pessoas a partir de 12 anos, que recebem 0,5 mL, nas crianças a dosagem é de apenas 0,2 mL. O intervalo entre a primeira e segunda dose deve ser de, no mínimo, oito semanas. Para aqueles que completarem 12 anos entre as duas doses, o ciclo vacinal deve ser finalizado com a vacina pediátrica. Para facilitar na identificação do imunizante infantil, a tampa do frasco vem na cor laranja. Outras vacinas do calendário infantil também devem respeitar um período de 15 dias entre as aplicações.

Primeira criança vacinada

Cecília Ferreira de Lima foi a primeira criança vacinada contra a covid-19 no Ceará (Foto: Divulgação)

Moradora do bairro Vila União, a estudante do 7º ano do Ensino Fundamental Cecília Ferreira de Lima, 11 anos, foi a primeira criança vacinada contra a covid-19 no Ceará. Ela, que recebeu a primeira dose (D1) da Pfizer, estava acompanhada da mãe, a dona de casa Sandra Ferreira. As duas chegaram ao Centro de Eventos às 7 horas, duas horas antes do horário de agendamento.

Mutirão para vacinação de crianças

Para avançar no cadastramento de crianças na plataforma Saúde Digital, etapa obrigatória para a vacinação, a Prefeitura iniciou, nesta sexta-feira (14/01), uma força-tarefa, disponibilizando pontos de apoio nas 12 Regionais, nos quatro Cucas, no Centro Cultural Canindezinho, na Pracinha da Cultura do Ancuri, nos 27 Cras, nos três Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e em quatro terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba), com equipes recebendo os pais e responsáveis dos nossos pequenos para realizar o processo. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

A força-tarefa incluirá, também, os agentes escolares e outros profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SME), para identificar os alunos da Rede Municipal de Ensino na faixa etária ainda não cadastrados na plataforma e garantir a adesão. Com esse objetivo, a SME continuará, junto à comunidade escolar, a busca ativa desses alunos.

As equipes das unidades escolares já estão atuando na sensibilização sobre a importância da imunização e cadastramento dos estudantes. Nos casos necessários, os agentes escolares também visitam a residência dos alunos para efetuar o cadastro.

Passo a passo para cadastro no Saúde Digital

Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção “Ainda não tenho cadastro”
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Verifique o e-mail de confirmação
7) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS