Anvisa não confirmou se passageiro contraiu a variante Ômicron. Ele está em isolamento
Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br
Um passageiro brasileiro vindo em voo da África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Brasil. Ele foi retido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer o teste, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, neste sábado, (27). Não há confirmação se ele pegou a nova variante Ômicron, surgida no continente africano. Ele voava numa operação da Ethiopian Airlines.
O passageiro chegou em solo brasileiro com teste do tipo PCR negativo para covid-19. O teste é exigido para todos vindo de voos internacionais. A data precisa ser de no máximo 72 horas antes da data do embarque.
No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do dia 27/11 sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.
O paciente está isolado e monitorado em tempo real. A Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 deste domingo. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso. A agência não informou quando sai a confirmação se o caso do viajante é ômicron.
Vale lembrar que voos que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul, República de Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue, estão vetados de aterrissar nos aeroportos brasileiros.
A vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL) disputa uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Ceará, podendo ser...
Redação O Otimista redacao@ootimista.com.br O estado do Ceará chegou a 14 casos confirmados de varíola dos macacos. Ainda existem 161 casos em...
Deixe uma resposta