Opinião

Kamila seguirá na política – PC Norões

Ela construiu seu olhar social a partir do acolhimento a famílias de pessoas com deficiência, lutando por tratamento e inclusão para eles. O ativismo social a levou à política. Em 2020, ela saiu candidata a vice-prefeita na segunda chapa mais votada de Fortaleza, Kamila Cardoso ampliou sua pauta e acredita que a retomada do crescimento do Estado, pós-pandemia, passa necessariamente por corrigir as distorções sociais que afetam a população de baixa renda e públicos vulneráveis, como as mulheres.

É com essa perspectiva que ela assume a liderança do Podemos Mulher no Ceará com a tarefa de aglutinar pessoas em torno da construção de propostas e soluções para temas como violência, educação infantil, acesso à saúde integral, geração de emprego e renda e equidade na participação feminina na política. “Estamos construindo uma pauta de trabalho e vamos atuar para ver a Mulher desenvolver seu papel de protagonista, na própria vida e na sociedade”, afirma Kamila, segundo ela com a fé, a convicção e o conhecimento de quem sabe o que significa superar obstáculos na vida.

Plasma pode salvar vidas
Estudos de pesquisadores dos Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e um grupo do Instituto de Ciências Biomédicas da USP – Universidade de São Paulo – com apoio da Fapesp- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, demonstraram que a terapia com plasma é eficaz contra a covid-19. A pesquisa foi feita com 104 portadores da doença.

Os resultados indicam que a terapia com plasma sanguíneo de convalescentes da doença é uma alternativa segura que pode trazer benefício nos primeiros dias de sintomas. Em Fortaleza, o uso de plasma de pessoas que tiveram covid é uma realidade. Mas nem todo mundo pode doar: é preciso antes uma análise em institutos como o Fujisan. Dependendo do resultado, a pessoa pode se tornar doadora voluntária e ajudar a quem precisa.

Cuidados permanentes
Tem muita gente achando que com a chegada da vacina, mesmo na quantidade ínfima que se verifica até agora, já pode relaxar e deixar de lado os cuidados preventivos em relação à covid. Muito pelo contrário, alertam autoridades sanitárias. Mesmo aos laureados que tiveram direito à vacina nesse lote inicial é recomendado manterem a rotina de cuidados para evitar a transmissão da doença: uso de máscaras corretamente, higienização das mãos e distanciamento social. Aliás, seria de bom tom que a sociedade incorporasse de forma definitiva esses hábitos higiênicos à sua rotina. Só agrega valor.

Melhor não viajar
Ao anunciar endurecimentos nas medidas de distanciamento e prevenção da covid-19, o governador Camilo Santana fez questão de recomendar que as pessoas evitem viagens intermunicipais nas próximas semanas, a não ser em caso de emergência ou extrema necessidade. A preocupação é que o nível alto de infecções que ora se verifica principalmente em Fortaleza se espalhe pelo Interior. Como se sabe, apesar da ampliação do número de leitos de UTI em cidades de médio porte, a rede não está preparada para atendimentos em massa. E, como a Capital está com demanda alta, haveria dificuldade para acolher pacientes do interior.

Absurdo
Chega a ser inacreditável que pessoas estejam furando a fila das prioridades no Plano Nacional de Vacinação. As denúncias surgiram de vários lugares do Brasil, inclusive aqui no Ceará. Em ofício a Eduardo Pazuello, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, deputado federal Célio Studart (PV-CE), cobrou do ministro da Saúde providências sobre as denúncias de desrespeito da vacinação contra a covid-19 nos estados. Que seja apurado, pois.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS