Economia

Prêmio Otimista de Inovação homenageia idealizadores do capacete Elmo

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, Cândido Albuquerque, reitor da UFC, e o médico Marcelo Alcântara, serão as personalidades cearenses homenageadas. Prêmio segue com inscrições abertas para startups até o dia 30 de maio

Cerca de mil capacetes Elmo já foram doados para a Secretaria da Saúde do Ceará (Foto: Divulgação)

De acordo com o Índice Fiec de Inovação dos Estados, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Ceará ocupa o 13º lugar no ranking geral de inovação do País, o 3º entre os Estados do Nordeste. Tal condição não seria possível sem a contribuição de instituições públicas e privadas, além de projetos e programas de incentivo. No entanto, a presença de personalidades também foi decisiva para a obtenção desse mérito. Reconhecer o trabalho de profissionais, gestores e pesquisadores de destaque também é um dos objetivos do Prêmio Otimista de Inovação, que terá a grande final e a entrega dos prêmios no próximo dia 31 de julho.

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o médico Marcelo Alcântara, idealizador do capacete Elmo, serão as personalidades homenageadas pela premiação do Grupo Otimista.

O presidente da Fiec ressalta que a inovação também se traduz em união de esforços para o bem da sociedade, como foi o caso do desenvolvimento do Elmo, elaborado por meio de uma iniciativa conjunta de diversos profissionais e instituições cearenses.

“O Sistema Fiec tem 186 laboratórios. A UFC tem mais de 200. Mas a gente não se conhecia. Agora, nos conhecemos, nos entendemos e entendemos a riqueza que é trabalhar juntos, evitando a duplicidade e o retrabalho. É com união que vamos transformar a sociedade, e nós estamos unindo a nossa capacidade de inovar. O Elmo está aqui para testemunhar que a cooperação entre a academia e o setor produtivo traz resultados”, diz. A Fiec, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e da Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, já doaram mil capacetes Elmo para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que estão sendo utilizados em unidades de saúde de Fortaleza e do interior do Estado.

Esforços conjuntos

Entre os benefícios do Elmo, está a redução em 60% da necessidade de internação em leito de UTI, contribuindo de forma decisiva para salvar vidas. De acordo com Marcelo Alcântara, o trabalho em conjunto foi fundamental para viabilizar a ideia do equipamento.

“Foi uma iniciativa que surgiu de um convite que a Câmara de Inovação da Funcap fez para que as instituições que poderiam dar respostas à pandemia, de ensino e setor privado, se reunissem e propusessem soluções. Então, se fez uma reunião virtual entre Funcap, Universidade de Fortaleza, UFC, Sistema Senai/Fiec e Escola de Saúde Pública do Ceará, ligada à Secretaria de Saúde. Eu já me encontrava como superintendente da escola, e sendo pneumologista, trabalhando com ventilação mecânica e respiradores praticamente desde que me formei, propus uma ideia diferente. Projetei a imagem de um capacete, um modelo usado na Itália, principalmente, e um pouquinho nos EUA, e que não havia no Brasil”, diz.

O Elmo é um caso de sucesso em que a Inovação foi realizada com êxito, saiu da ideia ao produto e beneficiou toda a sociedade, em um momento crítico de saúde pública. “Ele é uma inovação que agregou instituições de ciência e tecnologia com instituição privada do setor industrial. Logo, ele serve de modelo para novas ideias e inovações já no presente”, explica Marcelo Alcântara.

Satisfação

Para Cândido Albuquerque, reitor da UFC, é uma satisfação ser homenageado pelo Prêmio Otimista. “O início da nossa gestão e o ano passado na Universidade Federal do Ceará foram marcados pelo fomento de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, com elevação do número de patentes e de parceria com empresas; com o lançamento do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, em agosto; com a consolidação do Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cria). Este centro, inclusive, foi uma das seis instituições de pesquisa de todo o País a aprovar projeto em uma seleção nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Receberemos recursos de R$ 1 milhão por ano para projetos na área da saúde envolvendo Internet das Coisas, Big Data e transformação digital”, descreve o reitor.

Segundo Cândido Albuquerque, o Prêmio Otimista de Inovação é uma iniciativa que vai ressaltar os esforços em prol da tecnologia realizados no Ceará. “Está se desenhando um mundo dividido em dois grupos: os que inovam para produzir e os que dependem da importação para ter acesso à tecnologia. O Brasil e, especialmente, o Ceará não podem mais assumir essa postura passiva, de dependência. Temos excelentes cérebros, temos um povo trabalhador, e iniciativas como o Prêmio Otimista de Inovação fertilizam o terreno para que o desejo de empreender e inovar floresça”, avalia.

Inscrições

O Prêmio Otimista de Inovação está com as inscrições abertas para a participação das startups até o próximo dia 30 de maio. Com objetivo de ajudar a valorizar, reconhecer e projetar o potencial dos empreendedores do nosso Estado, a premiação está dividida em três fases. Na primeira, as startups inscritas serão divididas pela Comissão Avaliadora, conforme estágio e maturidade do negócio, em duas categorias: Negócios de Futuro e Tração.

A segunda fase, de Vídeo Pitch, terá as startups classificadas, que deverão submeter vídeo pitch de até três minutos apresentando o seu produto, serviço ou projeto inovador.

Serão selecionados oito negócios para a Final – Pitch Day ao vivo, na qual as classificadas deverão se apresentar em pitch diretamente para os jurados.

Para se inscrever, a equipe deverá preencher e submeter o Card da Inovação, que está disponível no endereço: www.ootimista.com.br/inovacao.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS